SóProvas


ID
37063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a política econômica do governo Juscelino Kubitschek
(JK), classificado como nacional-desenvolvimentista, julgue (C ou E)
os itens seguintes.

O governo JK promoveu ampla atividade do Estado tanto no setor de infraestrutura quanto no que diz respeito ao incentivo direto à industrialização.

Alternativas
Comentários
  • Brásilia capita nacional e a febre do fusca chega ao Brasil!!!!
  • JK abriu o mercado  ao capital estrangeiro, atraído pela ampliação dos serviços de infraestrutura. Com esses investimentos externos, JK estimulou a diversificação da economia nacional, aumentando a produção de insumos e máquinas, a fabricação de fertilizantes, o transporte ferroviário e a construção civil. Isso favoreceu, entre outras coisas, a implementação de grande polo automobilístico na região do ABC paulista.
  • CERTO

     

    O governo JK promoveu uma ampla atividade do estado tanto no setor de infraestrutura como no incentivo à industrialização, mas assumiu também abertamente a necessidade de atrair capitais estrangeiros, concedendo-lhes inclusive grandes facilidades. Assim, o governo permitiu uma larga utilização da instrução 113 da SUMOC, baixada no governo Café Filho. Essa instrução autorizava as empresas a importar equipamentos estrangeiros sem cobertura cambial, ou seja, sem depositar moeda estrangeira para pagamento dessas importações. A condição para gozar da regalia era possuir, no exterior, os equipamentos a serem transferidos para o brasil ou recursos para pagá-los. As empresas estrangeiras, que podiam preencher esses requisitos com facilidade, ficaram em condições vantajosas para transferir equipamentos de suas matrizes e integrá-los a seu capital no Brasil. A instrução 113 facilitou os investimentos estrangeiros em áreas consideradas prioritárias pelo governo; indústria automobilística, transportes aéreos e estradas de ferro, eletricidade e aço.