SóProvas


ID
370726
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação às principais técnicas usadas em Segurança da Informação, considere:

I. A assinatura digital é um processo que utiliza um par de chaves criptográficas, geradas aleatoriamente por meio do uso da chave privada do destinatário, para assinar a mensagem de modo que somente ele consiga abri-la.

II. O Hash é um modelo matemático de uma mensagem qualquer, construído por meio de uma função unidirecional, o que garante que não se pode chegar à mensagem original partindo-se apenas dele.

III. Atualmente, os algoritmos mais usados para Hash são MD4, MD5, SHA-1 e SHA-2.

IV. A criptografia simétrica tem como objetivo embaralhar os dadps de uma mensagem qualquer, garantindo que ninguém poderá ler a mensagem, preservando, com isso, sua autenticidade.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • 1-Assinatura digital  é  gerada por meio da função de hash e não  aleatoriamente 

    2- pode chegar, porém é difícil. 

    3-ok

    4 criptografia simétrica garante integridade 

  • I - A assinatura digital consiste na criação de um código, através da utilização de uma chave privada, de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente e mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.

    Se José quiser enviar uma mensagem assinada para Maria, ele codificará a mensagem com sua chave privada. Neste processo será gerada uma assinatura digital, que ser a adicionada a mensagem enviada para Maria. Ao receber a mensagem, Maria utilizara a chave pública de José para decodificará mensagem. Neste processo será gerada uma segunda assinatura digital, que ser a comparada a primeira. Se as assinaturas forem idênticas, Maria terá a certeza que o remetente da mensagem foi o Jose´ e que a mensagem não foi modificada

     

    IV - Para proteger uma informação, garantindo a privacidade, ou confidencialidade, é necessário um algoritmo de criptografia capaz de transformar a mensagem original em uma mensagem cifrada, ou seja, não compreensível por uma terceira entidade.