SóProvas


ID
370993
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Quando os procedimentos de controle são adequados e aplicados de forma apropriada e consistente pela organização, os testes de auditoria

Alternativas
Comentários
  • Quando os testes de controle (antigamente chamados de testes de observância) são eficientes, os procedimentos substantivos (antigos testes substantivos)  podem ser reduzidos. Há uma relação inversa entre controles internos e os testes aplicados pelo auditor externo. Quanto maior a eficiência do CI, menor será a quantidade de testes aplicados pelo controle externo (auditoria externa, independente).
  • Achei legais essas definições para nos auxiliar nas próximas:

    "Testes de conformidade

    Procedimentos de verificação desenvolvidos juntos dos gestores com vista a confirmar se as práticas contabilísticas adotadas e as medidas de controlo interno implementadas são adequadas e se encontram em funcionamento durante o período considerado.

    Testes substantivos

    Procedimentos de verificação desenvolvidos com vista a confirmar se o processamento contabilístico é completo, exato e válido, e a determinar as consequências práticas das deficiências ou erros detectados, tendo em consideração a expressão financeira e o suporte documental dos saldos e transações."

    Ou seja, se os controles e testes de conformidade de auditoria estão sendo executados a contento, os testes substantivos, que visam avaliar os impactos práticos e aspectos de confirmação de aplicação dos controles, podem ser limitados!

    Bons estudos!

  • Quanto maior a confiança constatada nos controles internos, menor a extensão e profundidade na aplicação dos testes substantivos. Por outro lado, maior será a aplicação dos testes substantivos, quando constatado pelo auditor um controle interno fragilizado.