SóProvas


ID
371002
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na relação entre risco de auditoria e relevância,
I. quanto maior o risco, maior será o valor estabelecido como nível de relevância.
II. quanto maior a relevância de um item, menor é a possibilidade de ele não ser selecionado para teste.
III. o auditor deve selecionar o item que será examinado para diminuir o risco.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 11.6.2 – Relacionamento entre a relevância e os riscos de auditoria
    11.6.2.1 – Ao definir seu plano de auditoria, o auditor independente deve levar em conta quais fatores poderiam resultar em distorções relevantes nas demonstrações contábeis sob exame. A avaliação do auditor independente, quanto à relevância de rubricas específicas e classes de transações ou divulgações necessárias, ajuda-o a decidir sobre assuntos de planejamento de auditoria, como por exemplo:
    a) quais itens a examinar;
    b) onde aplicar, ou não, amostragem e procedimentos analíticos.
    Isso permite ao auditor independente selecionar procedimentos de auditoria que, combinados, possam reduzir o risco de auditoria a um nível aceitável.
    11.6.2.2 – Existe uma relação inversa entre o risco de auditoria e o nível estabelecido de relevância, isto é, quanto menor for o risco de auditoria, maior será o valor estabelecido como nível de relevância e vice-versa. O auditor independente toma essa relação inversa em conta ao determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria. Por exemplo, se na execução de procedimentos específicos de auditoria, o auditor independente determinar que o nível de risco é maior que o previsto na fase de planejamento, o nível de relevância, preliminarmente estabelecido, deve ser reduzido. O auditor independente deve atenuar tal ocorrência por:
    a) reduzir o nível de risco de controle, onde praticável, e suportar tal redução por meio de ampliação dos testes de controles; ou
    b) reduzir o risco de detecção via modificação da natureza, época e extensão dos testes substantivos planejados.
    fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/normascrc/normasbrasileirasdecontabilidade981.htm
  • Assunto da área Contábil.

  • Este era um tema tratado na NBC T 11, norma que foi revogada pela NBC TA 200.

  • Item I – Errado. Quanto maior o risco, MENOR deve ser o valor estabelecido como nível de relevância (materialidade) para poder efetuar mais testes e com isto obter a segurança razoável que o auditor busca com relação à existência de distorções relevantes.

    Item II – Certo. Quanto mais importante, maior a chance de ele ser selecionado (ou menor a de não ser).

    Item III – Certo. O auditor precisa selecionar com base no risco de distorção relevante para efetuar os testes e então conseguir diminuir o risco de forma a obter segurança razoável de que não distorção relevante.

    Gabarito: E

    Prof. Lucas Salvetti