SóProvas


ID
3719506
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Fica proibida toda exposição que não possa ser justificada, incluindo:

I - exposição deliberada de seres humanos aos raios-x diagnósticos com o objetivo único de demonstração, treinamento ou outros fins que contrariem o princípio da justificação.
II - exames radiológicos para fins empregatícios ou periciais, exceto quando as informações a serem obtidas possam ser úteis à saúde do indivíduo examinado, ou para melhorar o estado de saúde da população.
III - exames radiológicos para rastreamento em massa de grupos populacionais, mesmo quando o Ministério da Saúde julgar que as vantagens esperadas para os indivíduos examinados e para a população são suficientes para compensar o custo econômico e social, incluindo o detrimento radiológico. Deve-se levar em conta, também, o potencial de detecção de doenças e a probabilidade de tratamento efetivo dos casos detectados.
IV - exposição de seres humanos para fins de pesquisa biomédica, exceto quando estiver de acordo com a Declaração de Helsinque, adotada pela 18ª Assembléia Mundial da OMS de 1964; revisada em 1975 na 29ª Assembléia, em 1983 na 35ª Assembléia e em 1989 na 41ª Assembléia, devendo ainda estar de acordo com resoluções específicas do Conselho Nacional de Saúde.
V - exames de rotina de tórax para fins de internação hospitalar, quando não houver justificativa no contexto clínico, considerando-se os métodos alternativos.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não possui resposta correta, o correto seria I,II, IV e V. Deveria ser anulada.

  • Atenção galera é que no final da alternativa v a palavra "não" foi colocada de maneira a induzir o erro .

    O certo seria :exame de rotina para fins de internação hospitalar exceto quando houver justificativa no contexto clínico.

  • CUIDADO!!!

    O erro está na falta da palavra "exceto".

    Exames de rotina de tórax para fins de internação hospitalar, EXCETO quando não houver justificativa no contexto clínico, considerando-se os métodos alternativos.

  • 2.5 FICA PROIBIDA EXPOSIÇÃO QUE NÃO POSSA SER JUSTIFICADA INCLUINDO:

    I - exposição deliberada de seres humanos aos raios-x diagnósticos com o objetivo único de demonstração, treinamento ou outros fins que contrariem o princípio da justificação. CERTO

    II - exames radiológicos para fins empregatícios ou periciais, exceto quando as informações a serem obtidas possam ser úteis à saúde do indivíduo examinado, ou para melhorar o estado de saúde da população. CERTO.

    III - exames radiológicos para rastreamento em massa de grupos populacionais, EXCETO mesmo quando o Ministério da Saúde julgar que as vantagens esperadas para os indivíduos examinados e para a população são suficientes para compensar o custo econômico e social, incluindo o detrimento radiológico. Deve-se levar em conta, também, o potencial de detecção de doenças e a probabilidade de tratamento efetivo dos casos detectados.

    IV - exposição de seres humanos para fins de pesquisa biomédica, exceto quando estiver de acordo com a Declaração de Helsinque, adotada pela 18ª Assembléia Mundial da OMS de 1964; revisada em 1975 na 29ª Assembléia, em 1983 na 35ª Assembléia e em 1989 na 41ª Assembléia, devendo ainda estar de acordo com resoluções específicas do Conselho Nacional de Saúde. CERTO

    V - exames de rotina de tórax para fins de internação hospitalar, EXCETO quando não houver justificativa no contexto

    CORRETAS: I,II,IV