SóProvas


ID
3720442
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

“Do latim caput, “cabeça”, a escrita era usada na parte superior dos textos, nos títulos e início das frases, como atestam documentos do século II e III d.C. As letras tinham tamanho idêntico”. A qual tipo caligráfico o enunciado se refere?

Alternativas
Comentários
  • Segundo BERWANGER e LEAL (2008, p.62)

    Escrita Capital: “Do latim caput, “cabeça”, a escrita capital era usada na parte superior dos textos, nos títulos e início das frases, como atestam documentos do século II e III d. C. Daí o nome “capital”. As letras tinham tamanho idêntico e dividiam-se em:

    a) Capital quadrada ou lapidária

    b) Capital redonda

    c) Capital rústica”

    Portanto, a questão cobrou a definição de escrita capital em sua literalidade.

    Escrita Gótica: “Uma variação da escrita carolíngia é a gótica, surgida mais ou menos no século XII, na qual é redigida a Carta de Pêro Vaz de Caminha, era usada na região nordeste da atual França (Sul da Bélgica). ”

     “A escrita gótica caracterizava-se pelo traçado rápido, pela tendência à união das letras, que eram mais angulosas, com hastes caídas para a esquerda e por traços longos e finos envolvendo a letra.”

    Escrita Humanística: “A escrita humanística foi uma reação dos intelectuais e artistas do Humanismo (séculos XV-XVI) à escrita gótica, então em uso, por esta representar a cultura medieval que tanto combatiam. Gerada com base em outra escrita, que pensavam ser de origem clássica romana, sabe-se hoje que esta escrita original não era clássica romana, mas a pura escrita carolina ou carolíngea, a mais típica da Idade Média. ”

    Escrita Moderna: “ilustração e entretítulos. ” 

    “Do ponto de vista da evolução contínua [...] da escrita, [...] existe um interesse real de não tratar separadamente a grafa ‘antiga’ (paleografa) da grafa moderna (técnica do livro). A segunda dá continuidade à primeira e nela se podem encontrar elementos que pararam em seu desenvolvimento, devido às circunstâncias, mas que são passíveis de muitas utilidades. ”

    Hieróglifos: “Os egípcios da Antiguidade empregavam hieróglifos na escrita de sua língua. Esse sistema tão característico aplica, sem qualquer ordem, figuras de pessoas, animais, vegetais e astros, em suma, tudo o que pode ser reproduzido graficamente. A palavra ‘hieróglifo’ significa ‘escrita sagrada’, pois, de fato, na época tardia, quando os viajantes que assim a nomearam estiveram no Egito, ela era reservada às inscrições nos templos. ”

    Fonte: Letícia Ahnert (Tecconcursos)