SóProvas


ID
3722206
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Eletroeletrônica
Assuntos

Os motores de corrente contínua são sistemas de grande espectro de fabricação e aplicação. Possuem diversos tamanhos e modelos desde pequenos motores de aplicação em sistemas eletrônicos ou robótica até motores industriais de grandes potências. Sobre o assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O motor de corrente contínua é composto por bobina de armadura e bobina de campo. A bobina de armadura, em geral, faz parte do rotor e a bobina de campo faz parte do estator.
II. Nos motores de corrente contínua, a corrente plena de armadura é inferior a corrente de campo.
III. Nos motores de corrente contínua de rotor bobinado, os coletores e escovas têm a finalidade de transmitir a energia elétrica de uma fonte externa para o rotor.
IV. Em um motor de corrente contínua, a bobina de campo pode ser substituída por imãs permanentes.
V. No motor de corrente contínua, o conjugado do motor é praticamente constante a qualquer velocidade de trabalho desde que não supere a sua velocidade máxima de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • I. O motor de corrente contínua é composto por bobina de armadura e bobina de campo. A bobina de armadura, em geral, faz parte do rotor e a bobina de campo faz parte do estator. (CORRETO)

    II. Nos motores de corrente contínua, a corrente plena de armadura é inferior superior à corrente de campo. (ERRADO)

    III. Nos motores de corrente contínua de rotor bobinado, os coletores e escovas têm a finalidade de transmitir a energia elétrica de uma fonte externa para o rotor. (CORRETO)

    IV. Em um motor de corrente contínua, a bobina de campo pode ser substituída por imãs permanentes. (CORRETO)

    V. No motor de corrente contínua, o conjugado do motor é praticamente constante a qualquer velocidade de trabalho desde que não supere a sua velocidade máxima de trabalho. (CORRETO)

    Adicional

    o que limita a corrente de armadura é a tensão interna de máquina (E). Quando a máquina está parada o seu valor é nulo e a única limitação é a resistência de armadura que, por motivos de eficiência, tem que ser pequena. A corrente do motor CC pode, então, atingir valores inadmissíveis e, em alguns casos, é necessário um sistema especial para limitar esta corrente.

    Existem duas formas simples de limitar a corrente de partida. A primeira é a inserção de resistores em série com a armadura. A outra é o controle da tensão aplicada.