As pipetas usadas devem ser colocadas horizontalmente em solução desinfetante imediatamente após o uso, antes de se proceder a sua limpeza e esterilização;
As vidrarias quebradas com meio de cultura são autoclavadas antes do descarte, acondicionadas em recipientes apropriados
No caso de derrame de material infeccioso ou potencialmente infeccioso, deve utilizar-se o seguinte processo de limpeza:
1. Utilizar luvas e vestuário protetor, incluindo, se necessário, proteção para a face e os olhos.
2. Para não deixar espalhar, cobrir o derrame com toalhas de papel ou de pano.
3. Deitar um desinfetante apropriado sobre as toalhas de papel e a área imediatamente circundante (geralmente, estão indicadas soluções de lixívia a 5%; mas para derrames em aeronaves devem utilizar-se desinfectantes de amónio quaternário).
4. Aplicar o desinfectante de uma forma concêntrica, principiando pelo exterior da área do derrame e avançando para o centro.
5. Depois do período de tempo apropriado (por exemplo, 30 minutos), retirar os materiais. No caso de haver vidro partido ou outros objectos cortantes, utilizar um apanhador ou um pedaço de cartão rígido para recolher o material e coloca lo num recipiente resistente para eliminação.
6. Limpar e desinfectar a área do derrame (se necessário, repetir os passos 2–5).
7. Descartar os materiais contaminados para um recipiente estanque e imperfurável de eliminação de resíduos.
8. Uma vez terminada a desinfecção, informar as autoridades competentes de que o sítio foi descontaminado
O material limpo é esterilizado em autoclave à temperatura de 121 °C, com tolerância de 1 °C, por 15 minutos