Resposta: Letra B
Análise: Como o balanço de pagamentos é formado por três contas (conta corrente, conta capital e financeira e erros e emissões), o fato da conta corrente estar deficitária não impediu de haver superavit neste balanço. Assim, esse resultado positivo gerou um aumento (acúmulo) das reservas.
Veja a teoria abaixo:
A Balança de Pagamentos é um instrumento financeiro que se refere ao registro de todas as transações que um país realizou com o restante do mundo, demonstrando o quanto de dinheiro entrou e saiu do país em um determinado período.
Esse fluxo não precisa ser necessariamente financeiro – mas também sob a forma de compra e venda de bens, serviços e produtos, doações, empréstimos, investimentos, entre outras operações.
Estrutura da Balança de Pagamentos
Basicamente, uma Balança de Pagamentos é composta por duas contas principais:
1. Conta-corrente:
A conta-corrente registra as entradas e saídas de capital originadas pelo comércio de bens e serviços. Ou seja, é nela que é registrada o resultado da balança comercial – que compreende a diferença entre exportações e importações.
2. Conta Capital e Financeira
Já a conta capital e financeira tem por objetivo agrupar os investimentos, poupanças e transações financeiras realizadas entre o país e o exterior.
3. Erros e Omissões
Além das duas contas principais, qualquer diferença na Balança de Pagamentos que não possa ser identificada é lançada no grupo Erros e Omissões.
Variação das reservas internacionais e conta haveres
Para exemplificar, suponha que a conta de transações correntes apresente resultado negativo (saída de capitais). Logo, isso significa que o país está financiando esse deficit com recursos da conta financeira.
Como interpretar o resultado da Balança de Pagamentos?
O superavit na Balança de Pagamentos indica a entrada de capitais do exterior. Ou seja, o país está aumentando suas reservas internacionais e atraindo moeda estrangeira para sua economia.
Já um resultado negativo – ou seja, um deficit na Balança de Pagamentos, significa que os recursos estão deixando o país.
Já quando a Balança de Pagamentos não apresenta deficit nem superavit, afirma-se que ela está em equilíbrio.
Fonte: https://www.suno.com.br/artigos/balanca-de-pagamentos/