SóProvas


ID
3725032
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária

De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, em relação aos testes de diagnóstico indireto aprovados para brucelose em bovinos e bubalinos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E o teste do anel de leite? Questão deve ser anulada.

  • Não. Amigo

    O TAL não é teste confirmatório. Por isso a alternativa está errada.

    Somente 2-ME e FC são testes confirmatório.

  • segundo as diretrizes do PNCEBT o AAT é o único teste indireto de rotina e triagem; O 2-ME e o teste de Fixação de complemento são testes confirmatórios; e o teste do anel de leite é o teste para verificar a sanidade do rebanho, sendo um teste por amostragem, não verifica quais animais estão infectados, mas SE tem animais infectados no rebanho.
  • TAL é um teste de triagem de rebanho , usado em caso específico, para o monitoramento de propriedades certificadas como livre de Brucelose.

    Já o AAT é um teste de rotina/triagem também, só que a nível geral.

    "JUSTIFICATIVA da banca: De acordo com o artigo 29, da Instrução Normativa nº 10, de 3 de março de 2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que estabelece o regulamento Técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT:

    “O Teste do Anel em Leite (“TAL”) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial ou por médico veterinário habilitado, para monitoramento de estabelecimentos, ou para outros fins, segundo critérios estabelecidos pelo serviço veterinário oficial.”

    Portanto, o TAL não é considerado um teste de rotina, discordando da justificativa do candidato que afirma que o mesmo é considerado um teste de rotina (triagem) para diagnóstico de brucelose. Ainda segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em seu documento de Diagnóstico e Apoio Laboratorial, o Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), que é muito sensível e de fácil execução, constitui o único teste de rotina realizado por médicos veterinários habilitados."

    Bons estudos!!

  • Na IN 10/2017 (PNECBT) NÃO diz que o AAT é o ÚNICO TESTE DE ROTINA, porém conforme comentários de nossos colegas, há outras fontes que citam isso. De qualquer modo é um TESTE DE ROTINA.

    Art. 25. O teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) será utilizado como teste de rotina, de acordo com as seguintes condições e critérios...

    Já sobre o TAL, na IN 10 NÃO DIZ ser um teste de rotina, mas sim um teste para monitoramento.

    Art. 29. O Teste do Anel em Leite (“TAL”) poderá ser utilizado pelo serviço veterinário oficial ou por médico veterinário habilitado, para monitoramento de estabelecimentos, ou para outros fins, segundo critérios estabelecidos pelo serviço veterinário oficial.

    § 1 o Considera-se o resultado do teste como não reagente quando a intensidade da cor do anel for menor que a da coluna de leite.

    § 2 o Considera-se o resultado do teste como reagente quando a intensidade da cor do anel for igual ou maior que a da coluna de leite; sendo que nesse caso os animais do estabelecimento de criação deverão ser submetidos a testes sorológicos individuais para diagnóstico de brucelose.

    Art. 30. Outros testes diretos e indiretos de diagnóstico para brucelose poderão ser utilizados para complementar ou substituir os testes especificados nesta norma, após aprovação e nas condições estabelecidas pelo DSA.