Rubem Alves entendia que a leitura e a escrita possuem a função de eternizar o homem. Nesse sentido, a prática de linguagem processual, de caráter funcional e pragmático, de forma que se instaure uma atividade de prazer, de intercâmbio e interação, atuando pelo contingente do dizer verbal. Portanto, a alternativa correta é a letra “A”. Essa questão possui um nível um pouco mais técnico do que o comumente cobrado nas provas de conhecimentos pedagógicos em geral. Porém, nesse caso particular, tratava-se de uma prova para professor de português. Por isso, não há motivo para se assustar, amig@s! Marcarei a seguir o erro das demais alternativas.
B) exercício ligado a paradigmas linguísticos, sem discussão prévia de informações, de dados ou planejamento.
C) escrita pontual, no sentido de ser construída no momento exato de sua materialização gráfica, que atenda às exigências imediatistas da escola.
D) atividade sem a providência de uma operação precedente de armazenamento de informações, sob a precariedade de paradigmas.
E) exercício que se realiza sob a condição de treino, sem implicar numa atividade processual constituída na sucessividade de operações diversas.
GABARITO: alternativa “A”