SóProvas


ID
3727783
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As transformações ocorridas no padrão demográfico brasileiro constituem uma das mais importantes modificações estruturais verificadas na sociedade. Devido a essas transformações, discussões sobre a reforma do sistema previdenciário brasileiro se tornam necessárias. Sobre a dinâmica demográfica nacional, suas características e implicações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a população com mais de 60 anos é superior a de adultos, representada pela população na faixa etária entre 20 a 59 anos, o que sobrecarrega o sistema previdenciário. >>> só depois de 2050 pelo estudos..

    O envelhecimento da população está associado à queda na taxa de fecundidade, atualmente 2,9 filhos por mulher, ou seja, 50% a menos do que o registrado na década de 1950, que era de 5,8 filhos por mulher. >>>> a taxa média de fecundidade no Brasil é de 1,72 filho por mulher,

    Um dos programas estatais que estimulam a elevação da taxa de fecundidade é o “Bolsa Família”, já que suas beneficiárias apresentam uma média de 4,2 filhos por mulher.>>> primeiramente, não houve elevação só quedas. E o bolsa família é um programa de transferência de renda do Governo Federal..

    A preocupação sobre a saúde financeira do sistema previdenciário decorre, também, da dinâmica demográfica brasileira, que apresentou, pelo menos nas últimas três décadas, um aumento da expectativa de vida e uma queda na taxa de fecundidade.

  • A letra C foi boa kkkkkk

  • letra C está errada? kkkkk

  • GAB D- A preocupação sobre a saúde financeira do sistema previdenciário decorre, também, da dinâmica demográfica brasileira, que apresentou, pelo menos nas últimas três décadas, um aumento da expectativa de vida e uma queda na taxa de fecundidade.

    O que faz a expectativa de vida aumentar? melhorias no saneamento básico, avanço da medicina, exercícios físicos 

    Taxa de fecundidade: média de filhos por mulher (15-45 anos). 

    • Vem caindo por causa de fatores como: condições socioeconômicas (valores morais e postergação da idade de casamento), aspectos econômicos (inserção da mulher no mercado de trabalho e o aumento do custo para se criar um filho), métodos contraceptivos. 
    • Em 2000, a média de filhos por mulher no Brasil era de 2,38. Segundo os dados referentes a 2010, esse índice caiu para 1,9. FONTE= IBGE: fecundidade no Brasil não supera reposição populacional (terra.com.br) 

    --------

    Mas acredito que cabe recurso, já que a "C" está correta também RSRS

  • #Pertenceremos PMPR!

  • Não vejo a C como errada, já que, tal programa de certa forma incentiva sim a mulher (carente sem instrução) ter filhos e viver às custas do governo.