-
Assertiva D
Essa prática é chamada de spoofing, um termo que engloba a falsificação de endereços IP (enviar mensagens para um computador usando um endereço IP que simula uma fonte confiável), de e-mails (falsificar o cabeçalho de um e-mail para disfarçar sua origem) e de DNS (modificar o servidor de DNS para redirecionar um nome de domínio específico para outro endereço IP).
Shoulder Surfing (espiar sobre os ombros) – Este tipo de ataque ocorre quando uma das partes é capaz de olhar sobre o ombro de outro ou espionar a tela do outro. Isso é comum em ambientes de todo tipo, porque quando você vê outras pessoas assistindo o que você está fazendo, você terá a curiosidade humana normal sem perceber.
Eavesdropping – Isso envolve em ouvir conversas, vídeos, telefonemas, e-mails e outras comunicações com a intenção de reunir informações que um atacante não seria autorizado teria.
Dumpster Diving – O lixo de um homem é o tesouro de outro homem, e um atacante pode ser capaz de coletar informações sensíveis ou importantes de cestos de lixo e outros pontos de coleta e usá-lo para realizar um ataque. Na prática, essas informações devem ser trituradas, queimadas ou destruídas para evitar que sejam interceptadas por um atacante.
Phishing – É o uso de um e-mail aparentemente legítimo que o convida a clicar em um link ou visitar um site onde suas informações serão coletadas. Este é um ataque comum e é muito eficaz, embora esta técnica tenha sido combatida por mais de uma década e vários avisos foram publicados, dizendo aos usuários o que olhar antes de clicar.
-
Gabarito(D)
O "Spoofing" não é um ataque em si, mas uma técnica usada em conjunto com qualquer ataque a ser realizado. O spoofing consiste em esconder o endereço real do atacante por meio de alteração no cabeçalho do pacote IP (IP spoofing) preenchendo-o com endereços IP falsos ou por meio de alteração do cabeçalho do quadro da rede (MAC spoofing) para que não se possa saber o endereço MAC do atacante.
Fonte: Livro Informática Para Concursos - 5 - Joao Antônio Carvalho
-
Falsificação de e-mail(spoofing)
Altera campos de cabeçalho de um e-mail. Aparenta ser de origem verdadeira, mas não é !! usados para propagação de códigos maliciosos, envio de spam e em golpes de phishing.
Phishing
Engenharia social, é a tecnica de criar páginas falsas, idênticas às oficiais para capturar informações de usuários dessa página.
Gab- D
-
Gabarito: D
ótima explicação do professor : https://www.youtube.com/watch?v=6tkSzIEqmbk
-
Gabarito letra D para para os não assinantes. Leiam sempre a Cartilha da segurança, é de lá que muitas bancas retiram suas questões.
De acordo com o manual: spoofing = Falsificação de e-mail, ou e-mail spoofing, é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.
Esta técnica é possível devido a características do protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) que permitem que campos do cabeçalho, como "From:" (endereço de quem enviou a mensagem), "Reply-To" (endereço de resposta da mensagem) e "Return-Path" (endereço para onde possíveis erros no envio da mensagem são reportados), sejam falsificados. Ataques deste tipo são bastante usados para propagação de códigos maliciosos, envio de spam e em golpes de phishing. Atacantes utilizam-se de endereços de e-mail coletados de computadores infectados para enviar mensagens e tentar fazer com que os seus destinatários acreditem que elas partiram de pessoas conhecidas.
fonte: https://cartilha.cert.br/ataques/
-
Acabei de inventar:
Nunca mais esqueço
Spoofing eSSSSconder PPPágina OOOficial
eSSSSconder PPPágina OOOficial
eSSSSconder PPPágina OOOficial
eSSSSconder PPPágina OOOficial
eSSSSconder PPPágina OOOficial