Segundo a ABNT NBR ISO 2108 (2006, p. 3-4):
4.1 Estrutura geral de um ISBN
A partir de 1 de Janeiro de 2007, as agências do sistema ISBN só atribuirão ISBN que consistam em treze dígitos, compostos dos seguintes elementos.
a) elemento de prefixo;
b) elemento de grupo de registro;
c) elemento registrante;
d) elemento de publicação;
e) dígito de verificação.
4.2 Elemento de prefixo
O primeiro elemento de um ISBN de 13 dígitos deve ser um prefixo de 3 dígitos especificado pela Agência Internacional do ISBN, em conformidade com o sistema global de numeração de produtos EAN.UCC.
4.3 Elemento de grupo de registro
O segundo elemento de um ISBN de 13 dígitos indica o grupo de registro. Ele identifica os grupos nacionais, geográficos, de idiomas ou outros grupos semelhantes no qual uma ou mais agências do ISBN operam.
4.4 Elemento registrante
O terceiro elemento de um ISBN de 13 dígitos indica o registrante do ISBN. Esse elemento será atribuído pela Agência de registro do ISBN designada com esse objetivo em cada grupo de registro. Na maioria dos casos, o elemento registrante refere-se a um editor.
4.5 Elemento de publicação
O quarto elemento de um ISBN de 13 dígitos é o elemento de publicação. O elemento de publicação é alocado conforme as especificações do Anexo A.
4.6 Dígito de verificação
A extensão do elemento de publicação é determinada pela extensão dos elementos de grupo de registro e de registrante que o precedem.
O quinto e último elemento de um ISBN de 13 dígitos é o dígito de verificação. O dígito de verificação de um ISBN de 13 dígitos é calculado com um algoritmo módulo 10.
Gab. D