FONTE: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/CIHCadernoC.pdf
Curso Básico de Controle de Infecção Hospitalar Caderno C Métodos de Proteção Anti-Infecciosa
Vapor Saturado Sob Pressão: o calor úmido na forma de vapor saturado sob pressão é o processo de esterilização mais seguro, eficiente, rápido e econômico disponível. O vapor sob pressão, ao entrar em contato com a superfície fria dos materiais colocados na autoclave, se condensa liberando o calor latente, que é o responsável pela desnaturação dos microrganismos. A esterilização está fundamentada nessa troca de calor entre o meio e o objeto a ser esterilizado.
https://www.doisamaisfarma.com.br/noticias/conheca-os-tipos-de-autoclaves-utilizadas-para-esterilizacao-por-calor-umido/
Autoclave de pré-vácuo: o ar é removido pela formação de vácuo, antes da entrada do vapor, assim quando este é admitido, penetra instantaneamente nos pacotes.
FONTE: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/orientacoes_gerais_central_esterilizacao_p1.pdf
PLASMA PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO: MÉTODO FÍSICO QUÍMICO cujos radicais livres do plasma (quarto estado da matéria) interagem com as moléculas do metabolismo e reprodução dos microbianos (enzimas, DNA....). Esterilização de artigos termossensíveis.Incompatível com celulose e ferro. . O ciclo de esterilização dura 1h e usa como parâmetros o tempo e a pressão. Produtos finais serão a água e o oxigênio (não tóxico)