SóProvas


ID
3737095
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Conselho Federal de Psicologia, ao elaborar e atualizar o Código de Ética Profissional do Psicólogo, em sua construção, buscou:
I - valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas, e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
II - abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.
III - contemplar a garantia da preservação da família mononuclear, monogâmica, configurada na Constituição Brasileira de 1988, bem como a crescente inserção do psicólogo em equipes multiprofissionais.
IV - estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Ainda não tenho domínio do assunto de vozes verbais. Contudo, na alternativa E, temos a locução "em equipe", "equipe" = substantivo, e "em" é uma preposição. Elas, juntas, formam uma locução adjetiva, pois caracteriza o substantivo "trabalho". Note que não um trabalho qualquer, é um trabalho "em equipe". Todo termo preposicionado, como no caso a palavra "equipe", caracteriza a palavra anterior, neste caso, "trabalho".

  • RESPOSTA: C

    Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. Para tanto, na sua construção buscou-se: 

    a. Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.

    b. Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços.

    c. Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.

    d. Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.