SóProvas


ID
3737485
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Quixeramobim - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética dos Assistentes Sociais ancora-se em um conjunto de princípios que ficam impostos aos profissionais de Serviço Social no desempenho de suas funções. Analise as situações hipotéticas de violação do Código de Ética, abaixo apresentadas, e relacione-as com os princípios éticos que elas violam, numerando–as de acordo com a seguinte indicação:

1. posicionamento em favor da equidade e justiça social;
2. ampliação e consolidação da cidadania;
3. garantia do pluralismo;
4. empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, com incentivo ao respeito à diversidade, à participação dos grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
5. recusa do arbítrio e do autoritarismo;
6. compromisso com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;
7. reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes.

Situações hipotéticas de violação do Código de Ética dos Assistentes Sociais:
( ) Recusar-se, sistematicamente, a participar de cursos, treinamentos, capacitações sob o argumento de que a rotina institucional impede seu afastamento, a despeito de não haver restrição institucional no tocante a sua participação.
( ) Não se posicionar frente a situações em que usuários ou colegas são impedidos de expressar opiniões por serem contrárias a quem ocupe posição hierarquicamente superior.
( ) Deixar de reconhecer que situações semelhantes podem demandar medidas ou soluções distintas em sua forma ou intensidade, por acreditar que o atendimento assim prestado, inevitavelmente, embute privilégios.
( ) Ter atitude de intolerância, desrespeito para com profissionais que expressam simpatia ou interesse por correntes ou perspectivas teóricas distintas das suas, ainda que não haja, nessas correntes ou perspectivas, quaisquer traços de violação aos direitos de outrem.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     (6) Recusar-se, sistematicamente, a participar de cursos, treinamentos, capacitações sob o argumento de que a rotina institucional impede seu afastamento, a despeito de não haver restrição institucional no tocante a sua participação. 

    (5) Não se posicionar frente a situações em que usuários ou colegas são impedidos de expressar opiniões por serem contrárias a quem ocupe posição hierarquicamente superior. 

    (1) Deixar de reconhecer que situações semelhantes podem demandar medidas ou soluções distintas em sua forma ou intensidade, por acreditar que o atendimento assim prestado, inevitavelmente, embute privilégios.

    (3) Ter atitude de intolerância, desrespeito para com profissionais que expressam simpatia ou interesse por correntes ou perspectivas teóricas distintas das suas, ainda que não haja, nessas correntes ou perspectivas, quaisquer traços de violação aos direitos de outrem.