-
Cuidado para não confundir com a natureza do assunto!
Chama-se de arquivo especial aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas- fotografias, fiscos, fitas, clichês, CD-ROM- e que, por esta razão, merecem tratamento especial não apenas no que se refere ao ser armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação, etc...
Arquivo especializado é o que tem sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico, independentemente da forma física que apresentem, como, por exemplo, os arquivos médicos ou hospitalares, os arquivos de imprensa, os arquivos de engenharia... são chamados impropriamente de arquivos técnicos
-
Ostensivo e sigiloso: Natureza do assunto
Público e privado: Entidade mantenedora
Especial e especializado: Natureza dos documentos
Corrente, intermediário, permanente : Estágio de evolução
-
Ostensivo e sigiloso: Natureza do assunto
Público e privado: Entidade mantenedora
Especial e especializado: Natureza dos documentos
Corrente, intermediário, permanente : Estágio de evolução
-
Questão
De acordo com Paes (2004), dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo: as entidades mantenedoras, os estágios de evolução, a extensão de sua atuação e a natureza de seus documentos. No que se refere à natureza dos seus documentos, um arquivo pode ser classificado como:
A ( ) ostensivo e sigiloso.
Esta classificação é atribuída aos documentos de acordo com a natureza do assunto. Quanto à natureza do assunto um documento pode ser:
- Sigiloso -> é o documento que deve ter acesso restrito e, por isso, requer medidas especiais em sua custódia, divulgação e acesso.
- Ostensivo ou ordinário -> é o documento que não possui sigilo e, por isso, em sua tramitação, a regra é o acesso livre.
B ( ) público e privado.
A lei 8159/91 divide os arquivos em públicos e privados.
C (X) especial e especializado.
Arquivos Especiais -> possuem sob sua guarda documentos de formas físicas diversos, ou seja, fotografias, discos, fitas, disquetes, DVDs, etc.
Arquivos Especializados -> não têm características físicas particulares (como os Especiais), mas tratam de assuntos de campos específicos, independente da forma dos suportes documentais. Ex.: arquivo especializado na área esportiva, na área educacional, na área de engenharia, etc.
D ( ) corrente, intermediário ou permanente.
Os arquivos devem ser divididos em corrente, intermediário e permanentes em relação aos seus estágios de evolução.
-
Gabarito C
Quanto à natureza dos documentos >>arquivos especiais e especializados.
Quanto à natureza do assunto >>ostensivos e sigilosos.