SóProvas


ID
3742909
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Como se sabe, a inserção de imigrantes europeus no Brasil fez parte de uma política denominada “Engenharia Social”. Sobre o tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A engenharia social fez parte da política de aumentar o processo de miscigenação do Brasil, valorizando a identidade afrodescendente da população.
II – A engenharia social foi uma estratégia de copiar a sociedade africana com o modelo ideal de civilização para a sociedade brasileira.
III – A engenharia social tinha por finalidade embranquecer a sociedade brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A busca por imigrantes europeus tinha o intuito de embranquecer a população, portanto não valorizava a identidade afrodescendente e muito menos via nas sociedades africanas um "modelo ideal".

  • darwinismo social.

  • Acredito que tem a ver com a Política de Embranquecimento , se eu estiver errado me corrijam.

  • Teoria do Branqueamento, Darwinismo social. Teorias racistas afirmavam que o branco europeu seria superior as outras raças (Chineses, africanos, índios), por isso na época do 2 Reinado D.Pedro incentivou a imigração dos Italianos, Alemães e Eslavos.

    Fonte: PDF Estratégia

  • O Darwinismo Social se trata da aplicação - equivocada - da teoria de Charles Darwin para os seres humanos. Levando em consideração as sociedades europeias desenvolvidas, acreditavam realmente que devia ao fato das pessoas de pele clara serem biologicamente mais desenvolvidas, mais inteligentes e mais fortes, seguindo a ideia de evolução das espécies proposta por Darwin - o mais forte sobrevive. Essa teoria fortalecia o racismo e o imperialismo e foi aplicada no Brasil buscando o "branqueamento da população".

    As raízes do racismo que hoje existe na sociedade brasileira estão nessa teoria e nesse período. Após o fim da escravidão, ao invés de uma política social de integração do africano, preferiu-se trazer imigrantes para ocupar as vagas de emprego que aqui surgiam. Ao ex-escravo sobrou a marginalização, os piores empregos, a discriminação, o preconceito, o que é observado até hoje, infelizmente.