SóProvas


ID
3744271
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Suponha que um algoritmo necessite 20 horas de processamento para completar sua execução. Considere que a parte do algoritmo não passível de paralelização demore uma hora para executar, e que 19 horas de processamento podem ser executados de forma paralela.

Assinale a alternativa que contém o potencial teórico máximo, em quantidade de vezes, de melhoria na velocidade de execução (speedup) do algoritmo em um cenário de computação paralela, independentemente da quantidade de processadores empregada, de acordo com a lei de Amdahl.

Alternativas
Comentários
  • A parte não paralela pode ser feita em um processador paralelo somado a uma quantidade inversamente proporcional de processadores infinitos.

  • Pra que o comentário abaixo? Agregou conhecimento em que? Explicou algo ou veio somente pra confundir? enfim....

    Questão retirada da Desciclopédia, ops digo: Wikipédia:

    "Lei de Amdahl

    ...

    Por exemplo, se o programa precisa de 20 horas usando um único núcleo de processamento, e a parte específica de um programa que demora uma hora para executar não pode ser paralelizado, enquanto as 19 horas restantes (95%) do tempo da execução pode ser paralelizado, independente de quantos processadores são dedicados a execução paralela deste programa, o tempo de execução mínima não pode ser menor que aquela crítica uma hora. Por isso o aumento de velocidade é limitado em no máximo 20x."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Amdahl

    GABARITO ALTERNATIVA E