Gabarito: D
Custeio Variável X Custeio por Absorção
Método de custeio variável (ou de custeio direto): é um dos mais conhecidos e utilizados entre as empresas, principalmente entre as da indústria e do comércio. Simples e objetiva, essa metodologia considera como custos de fabricação os custos variáveis, diretos e indiretos. Os custos fixos, pelo fato de existirem mesmo que não haja, de fato, produção (como aluguel e salários dos funcionários, por exemplo), não são considerados como custo de produção, mas sim como despesas nesse método.
Método de custeio por absorção (ou ainda custeio integral ou custo integral): ele considera como custo do produto todos os custos com a fabricação, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Isso significa que o cálculo do custo de um produto vai considerar, além dos gastos diretos, como matéria-prima, todos os outros custos envolvidos para possibilitar a produção daquela mercadoria, como o aluguel do pavilhão onde se encontra a fábrica, por exemplo. Todos os produtos absorvem parte destes custos, permitindo que se obtenha um custo total da produção desses produtos.
Esse método de custeio é derivado do sistema RKW (Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit), desenvolvido na Alemanha, no início do século XX, que significa “Conselho Administrativo do Império para a Eficiência Econômica”. Por ser o único método de acordo com os princípios da contabilidade, é o único sistema aceito pela legislação brasileira para a apresentação de relatórios contábeis, como o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício).
Disponível em: <https://www.treasy.com.br/blog/metodo-de-custeio-por-absorcao-x-metodo-de-custeio-variavel/>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.