SóProvas


ID
3746710
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara Municipal de Colombo - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em 2018, a Aliança Nacional LGBTI e a Rede Gay Latino lançaram a versão brasileira do Manual de Comunicação LGBTI+, com o objetivo de orientar jornalistas e estudantes de Jornalismo. Leia um trecho do manual a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

“SUBSTITUA PRECONCEITO POR INFORMAÇÃO CORRETA

GLS por LGBTI+
A sigla GLS é excludente porque não identifica as pessoas bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais. Dessa forma, não deve ser empregada como referência à esfera política das diversas vertentes dos movimentos LGBTI+.

Homossexualismo por homossexualidade
Termo incorreto e preconceituoso devido ao sufixo “ismo”, que denota doença e anormalidade. O termo substitutivo é homossexualidade, que se refere da forma correta à orientação sexual do indivíduo, indicando “modo de ser e sentir”.

Orientação sexual
Opção sexual é uma expressão incorreta. O termo aceito é “orientação sexual”. A explicação provém do fato de que ninguém “opta”, conscientemente, por sua orientação sexual.”

(Adaptado de REIS, T., org. Manual de Comunicação LGBTI+. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI / GayLatino, 2018, p. 63. Disponível em: <https://fenaj.org.br/publicacoes> )

I– O texto é destinado somente a ativistas LGBTI+, uma vez que as mídias tradicionais não precisam utilizar termos estigmatizados como o do trecho dado.
II– A publicação é reflexo da sociedade atual, mais plural e diversa, e está de acordo com o Código de Ética do Jornalista, que apregoa o combate ao preconceito de classe, etnia e orientação sexual.
III– O manual é voltado especialmente ao público jovem, que domina a linguagem contemporânea, especialmente a utilizada na internet.
IV– Uma linguagem adequada, independentemente de ideologia e orientação sexual, faz com que o jornalista evite publicar expressões que possam ressaltar a discriminação contra pessoas segundo a orientação sexual delas.

Alternativas