- ID
- 374812
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- UNIPAMPA
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Nutrição
- Assuntos
A cocção dos alimentos, assim como os processos industriais de conservação e de transformação, torna os alimentos mais atraentes ao paladar e aumenta sua vida de prateleira. Mas pode ocasionar perdas ou alterações em seus nutrientes, comprometendo sua qualidade nutricional. O teor de vitaminas e de minerais nos alimentos de origem vegetal varia com a espécie, o estágio de maturação na época da colheita, as variações genéticas, o manuseio pós-colheita, as condições de armazenamento e processamento e com o tipo de preparação elaborada. O conteúdo desses nutrientes no alimento in natura e sua estabilidade podem influenciar a qualidade nutricional do alimento elaborado.
P. T. da Silva et al. Efeito de diferentes processamentos sobre o teor de ácido ascórbico em suco de laranja utilizado na elaboração de bolo, pudim e geléia. In: Ciênc. Tecnol. Aliment. v. 26, nº. 3, Campinas, jul.-set./2006 (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas no texto, julgue os itens a seguir com base em aspectos relacionados à qualidade nutricional.
A biodisponibilidade da vitamina C, definida como a razão do nutriente que é absorvida, alcança a circulação e torna-se disponível aos processos bioquímicos, pode estar associada a fatores como a ligação molecular, a matriz onde o nutriente está inserido e a fatores genéticos, independentemente do estado nutricional do indivíduo.