SóProvas


ID
3748426
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Candói - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação ao controle da intensidade luminosa de lâmpadas incandescentes, analisar os itens abaixo:

I. Uma das formas de se realizar tal controle é por meio da instalação de um reostato para variar a tensão aplicada nos terminais da lâmpada.
II. Uma forma diferente de se realizar tal controle é por meio da instalação de um dispositivo eletrônico (dimmer) para variar a tensão aplicada nos terminais da lâmpada.
III. O uso do reostato tende a aumentar, pois este equipamento não tem o inconveniente da elevada dissipação de calor na resistência (efeito Joule).

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • O reostato é um componente elétrico que consegue fazer uma alteração no valor da resistência em um circuito, assim é possível aumentar ou diminuir o valor da resistência elétrica, com o intuito de se obter vários valores de corrente elétrica.

    Dimmers são dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga. Eles consistem de gradadores que, através da diminuição ou aumento da tensão valor eficaz e portanto um aumento da potência média de uma lâmpada, controlam a intensidade da luz produzida pela mesma.

    Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-um-reostato/

    https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-um-dimmer/

    Esperar alguém com mais conhecimento na área pra dar sua contribuição

  • Dimmer controla a variação da corrente e não tensão.

    GABARITO EQUIVOCADO

  • Quando desejamos controlar a intensidade luminosa de uma lâmpada incandescente, podemos usar o seguinte recurso para variar a corrente que passa pelo filamento:

    -variar a tensão aplicada, com a utilização de um equipamento eletrônico (Figura 3.26), cuja designação genérica é dimmer, em que a dissipação de calor é mínima, pois a corrente da lâmpada não passa pelo potenciômetro, mas pelo tiristor (triac) mediante um controle que lhe impõe o diodo (diac).

    fonte: hélio Creder 16º