SóProvas


ID
3752428
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a formação dos quilombos e a resistência à escravidão no Brasil analise as afirmativas a seguir.

I. Os quilombos se tornariam um avanço na luta contra a escravidão, uma vez que a fuga isolada marginalizava o negro foragido, ao passo que as comunidades quilombolas facilitavam a sobrevivência de seus componentes.
II. A destruição dos quilombos tornou-se uma obsessão das autoridades e dos proprietários de escravos. Era comum a organização de expedições apoiadas pela Polícia para aprisionar os escravos aquilombados.
III. Muitos quilombos formavam-se próximos às cidades e vilas com as quais mantinham relações tanto com as populações livres como escravas. Podemos citar como exemplo os quilombos formados próximos a Vila Rica, Pelotas e Porto Alegre.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • Se era uma obsessão das autoridades e donos de escravos a destruição dos quilombos, como que eles vão se formar perto das cidades ?? ... não faz muito sentido mas OK

  • Pode não fazer sentido Renan, mas era o que ocorria... existem relatos de que os negros fugidos também realizavam trocas com as vilas.

  • Acho que o termo policia está errado, haja vista que os Colonos contratavam os Bandeirantes para tentar destruir os quilombos. Alguém consegue me explicar?

  • Segundo o raciocino da banca - aos dias atuais temos: o procurado vivendo ao lado da delegacia!

    Perto só se for para os dias de hoje onde se pede comida a 15 km de distancia e ainda chega quente!

    Que havia um certo relacionamento de escambo , temos relatos, porem, dizer que estavam próximos, merecia pelo menos umas ( " " ).

    No tempo onde o transporte era a cavalo, hum... sem fatos, enxergo anacronismo nesta questão.

    O termo "policia" - em época, no Brasil, tínhamos os bandeirantes, jagunços e mercenários.

    Que questão!!!

  • O termo "Polícia", na opção II, causa confusão, porém é inegável haver o desenvolvimento de atividades de policiamento e manutenção da ordem no Brasil Colônia. Muitas vezes, particulares faziam isso, como também aconteceu com a Guarda Nacional durante o Período Regencial. Assim, não é porque a ação não é executada por uma instituição denominada Polícia, que o policiamento (entendido como manutenção da ordem) não possa acontecer. Nem tudo cabia ao Exército proteger durante a colonização e mesmo após a Independência.