A questão solicita conhecimento da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93, que dispõe sobre a profissão de assistente social e outras providências. Devemos encontrar a alternativa incorreta.
Analisando as alternativas, temos:
A – Incorreta. Conselho Federal e os Conselhos Regionais terão legitimidade para agir contra qualquer pessoa que infringir as disposições que digam respeito às prerrogativas, à dignidade e ao prestígio da profissão de assistente social. A alternativa está em conformidade com o “Art. 22º”, da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93.
B – Correta. Inscrição nos Conselhos Regionais não sujeita os assistentes sociais ao pagamento das contribuições compulsórias (anuidades), taxas e demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentação baixada pelo Conselho Federal, em deliberação conjunta com os Conselhos Regionais. Em conformidade com o “Art. 13º”, da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93, temos: A inscrição nos Conselhos Regionais sujeita os/as assistentes sociais ao pagamento das contribuições compulsórias (anuidades), taxas e demais emolumentos que forem estabelecidos em regulamentação baixada pelo Conselho Federal, em deliberação conjunta com os Conselhos Regionais.
C – Incorreta. Organizações que se registrarem nos CRESS receberão um certificado que as habilitará a atuar na área de serviço social. A alternativa está em conformidade com o “Art. 18º”, da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93.
D – Incorreta. Carteira de Identificação Profissional, expedida pelos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), servirá de prova para fins de exercício profissional e de Carteira de Identidade Pessoal e terá fé pública em todo o território nacional. A alternativa está em conformidade com o “Art. 17º”, da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93.
E – Incorreta. Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) contarão cada um com nove membros efetivos: presidente, vice-presidente, dois secretários, dois tesoureiros e três membros do Conselho Fiscal, e nove suplentes, eleitos dentre os assistentes sociais, por via direta, para um mandato de três anos. A alternativa está em conformidade com o “Art. 20º”, da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/93.
Gabarito: B