-
Vamos com calma:
( F ) O tipo char guarda um, e apenas um, caractere. Esse caractere deve estar entre aspas duplas. São exemplos de caracteres aceitos “s”, “2” e “ ”.
Incorreta, char guarda apenas um caractere SIM! ( 8 bits ), porém o caractere deve estar entre aspas simples, aspas duplas são do tipo string, na verdade, o examinador foi bonzinho, pois se ele colocasse aspas simples, muito colegas iriam cair na afirmativa de guardar um caractere apenas;
.
( V ) O modificador private faz com que não se consiga modificar, nem ler um atributo em uma determina classe.
Correta, voce fala: "Correta? Mas Deitel fala: "Os membros private de uma classe só são acessíveis dentro da própria classe", é meu amigos, mas o examinador fez um copia e cola da Caelum: https://www.caelum.com.br/apostila-java-orientacao-objetos/modificadores-de-acesso-e-atributos-de-classe#getters-e-setters Vivendo e aprendendo....
( F ) Durante o ciclo de execução do programa, o Java verifica se as variáveis de memória estão sendo utilizadas. Caso não estejam, o Java libera automaticamente esta área que não está sendo utilizada. Esse processo do Java é chamado de Memory Manager.
Incorreta, O nome deste processo é Garbage Collection
( V) Os arrays implementados em Java são genéricos homogêneos, ou seja, um único array pode armazenar qualquer tipo de objeto com a restrição de que todos sejam da mesma classe.
Correto, da mesma classe? Sim sim! Por isso usamos int [] SouArray; "E se eu não quiser do mesmo tipo Max?" Ai você usa ArrayList, a partir do Java 8, da interface Collections
GABARITO ALTERNATIVA E
-
( ) O modificador private faz com que não se consiga modificar, nem ler um atributo em uma determina classe.
Fico imaginando qual seria a razão de existir de um atributo que não pode ser lido e nem alterado.
-
GABARITO INCORRETO
"O modificador private faz com que não se consiga modificar, nem ler um atributo em uma determina classe."
A questão deu essa assertiva como correta mas o modificador que não conseguimos modificar é o FINAL, não o private que apenas trabalha encapsulamento mas permite SIM modificações por autorizados.
O gabarito deveria ser alterado para A.
-
Não sei se fico mais impressionado por uma banca ser tão fraca, ou se por ter pessoas que fazem de tudo para justificar um gabarito que claramente está errado.
-
(F) Os arrays implementados em Java são genéricos homogêneos, ou seja, um único array pode armazenar qualquer tipo de objeto com a restrição de que todos sejam da mesma classe.
É errado afirmar que todos os objetos sejam da mesma classe.
Segue um exemplo que funciona:
import java.util.ArrayList;
import java.util.LinkedList;
import java.util.List;
public class MyClass {
public static void main(String args[]) {
List[] teste = new List[5];
teste[0] = new ArrayList();
teste[1] = new LinkedList();
}
}
O texto deveria ter utilizado termo TIPO (tipo de dados ou algo assim) no lugar da classe.
Uma referência: https://books.google.com.br/books?id=UPhrjggcTwwC&pg=PA90&lpg=PA90&dq=java+generic+homogeneous+array&source=bl&ots=mOc0YjDBDx&sig=ACfU3U05VWbEkstmRgevUe_IA9KuaR2oLg&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwjDyZjR8In0AhUjU98KHS8RDtcQ6AF6BAghEAM#v=onepage&q=java%20generic%20homogeneous%20array&f=false
Ai você usa ArrayList, a partir do Java 8, da interface Collections
O ArrayList existe antes do Java 8 e é localizado no pacote java.util. Não sei onde apareceu esse Collections