SóProvas


ID
3753232
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os sintomas podem se manifestar em três níveis. No primeiro nível, o mais leve, os sintomas são parecidos com os de um resfriado: mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca, febre baixa. No estágio intermediário, a tosse seca piora e outros sinais aparecem: tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada; a tosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiração; a crise de tosse pode provocar vômito ou cansaço extremo. Estamos falando de qual doença?

Alternativas
Comentários
  • A transmissão da coqueluche ocorre, principalmente, pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada por meio de gotículas eliminadas por tosse, espirro ou até mesmo ao falar.

    Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes. Isso é pouco frequente, porque é difícil o agente causador da doença sobreviver fora do corpo humano, mas não é impossível.

    O período de incubação do bacilo, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer desde o momento da infecção, é de, em média, 5 a 10 dias podendo variar de 4 a 21 dias e, raramente, até 42 dias. 

    Os sintomas da coqueluche podem se manifestar em três níveis. No primeiro nível, o mais leve, os sintomas são parecidos com o de um resfriado, nos quais são:

    • Mal-estar geral;
    • Corrimento nasal;
    • Tosse seca;
    • Febre baixa.

    IMPORTANTE: Esses sintomas iniciais podem durar até semanas, época em que a pessoa também está mais suscetível a transmitir a doença.

    No estágio intermediário da coqueluche, a tosse seca piora e outros sinais aparecem.

    • Tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada;
    • A tosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiração;
    • A crise de tosse pode provocar vômito ou cansaço extremo.

    IMPORTANTE: Nessa fase, os sintomas são mais severos e, dependendo do tratamento, podem durar até mais de um mês.

    É normal que adultos e adolescentes tenham sintomas mais leves da coqueluche em relação às crianças mais novas. A gravidade da doença também está diretamente relacionada à falta de imunidade e à idade.

    Geralmente, os sinais e sintomas da coqueluche duram entre seis a 10 semanas, podendo durar mais tempo, conforme o quadro clínico e a situação de cada caso.