SóProvas


ID
3754138
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A automação dos catálogos viabilizou a troca de dados entre instituições, evidenciando também a necessidade de padrões e normas internacionais. Nessa perspectiva, o

Alternativas
Comentários
  • Segundo Moreno (2005, p. 3):

    Depois da primeira fase de automação dos catálogos, com a crescente troca de dados entre agências nacionais, se pôs em evidência a necessidade de um acordo internacional para a redação da descrição bibliográfica (BUIZZA, 2002). Padrões e normalizações e troca de dados/informações começam a ser desenvolvidos, como o formato MARC, desenvolvido nos EUA na década de 1960, e, no Brasil, a iniciativa CALCO, mais tarde chamada de rede Bibliodata.

    O documento ISBD - International Standard Bibliographic Description (Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada), publicado pela IFLA - Internacional Federation Library Associations and Institutions – Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, em 1971, tem seu início na Reunião Internacional de Especialistas em Catalogação, realizada em Copenhague (1969). Nesse documento estava sistematizada a ordem das informações bibliográficas, identificando elementos, dando ordem a eles e utilizando uma sequência de pontuações padronizadas. É, até hoje, instrumento de comunicação internacional de informação bibliográfica. Outros documentos foram surgindo, inclusive para contemplar diferentes tipos de suportes, como a ISBD(G), para oito tipos de materiais. 

    Mey (1999, p. 7) aponta que o estabelecimento da ISBD partiu do estudo de práticas adotadas em oito bibliografias nacionais correntes, comparando-se tais práticas e buscando um elenco comum de elementos, porém não em virtude das necessidades dos usuários. Percebe-se também esse fato na descrição que Barbosa, op cit., nos dá sobre as AACR.

    Gab. C

    MORENO, F. P.; BRASCHER, M. “Requisitos Funcionais para Registos Bibliográficos – FRBR: um estudo no catálogo da Rede Bibliodata”. In: VIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2005. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/vienancib/paper/view/1750/884