SóProvas


ID
3756022
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Brasil atingiu, pela primeira vez em sua história, o patamar de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa, registrada em 2017, corresponde a 65.602 homicídios naquele ano e revela a premência de ações efetivas para reverter o aumento da violência. É o que aponta o Atlas da Violência 2019, com dados de 2017, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado no dia 5 de junho.

Internet:<www.ipea.gov.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item.

O estudo apontou que a taxa de homicídios de mulheres negras é maior e cresce mais que a taxa de homicídios de mulheres que não são negras.

Alternativas
Comentários
  • O Atlas da Violência, documento produzido pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, edição de 2019, trabalhou com dados de até o ano de 2017. Segundo expõe o Atlas, o Brasil atingiu, pela primeira vez em sua história, o patamar de 31,6 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa, registrada em 2017, corresponde a 65.602 homicídios naquele ano. Tal situação demonstra a urgente necessidade de ações efetivas ou seja, políticas públicas , para reverter o aumento da violência. 
    O Atlas apresentou ainda, dados acerca do perfil básico das vítimas. A conclusão foi de que homens negros, jovens, solteiros, com até sete anos de estudo e que estejam na rua nos meses mais quentes do ano, mais ou menos entre 18h e 22h, são os que tem maior probabilidade de morte violenta intencional no Brasil. Os homicídios respondem por 59,1% dos óbitos de homens entre 15 a 19 anos no país. Demonstra ainda que, entre 2007 a 2017, a desigualdade de raça/cor nas mortes violentas acentuou-se no Brasil. A taxa de negros vítimas de homicídio cresceu 33,1%, enquanto a de não negros apresentou um aumento de 3,3%.A diferença é assustadora e demonstra um racismo estrutural na sociedade brasileira. 
    No caso de homicídio de mulheres, cuja taxa também cresceu, 4.936 mulheres foram mortas, o maior número registrado desde 2007 . Entre estas , 66% delas eram negras. Novamente é clara a questão racial. Por isso a afirmativa é correta 
    Gabarito da professora: CERTO
  • Gabarito certo

    Mulheres negras morrem mais que mulheres brancas no Brasil