-
Gab. E
D. 9.373/2018. Art. 3º Para que seja considerado inservível, o bem será classificado como:
(...)
III - antieconômico - bem móvel cuja manutenção seja onerosa ou cujo rendimento seja precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo; ou
IV - irrecuperável - bem móvel que não pode ser utilizado para o fim a que se destina devido à perda de suas características ou em razão de ser o seu custo de recuperação mais de cinquenta por cento do seu valor de mercado ou de a análise do seu custo e benefício demonstrar ser injustificável a sua recuperação.
-
ERRADO
TIPOS DE MATERIAS
Material de Consumo:
• uso corrente;
• perde normalmente sua identidade física;
• tem a sua utilização limitada a dois anos.
Material Permanente: de duração superior a dois anos, levando-se em consideração os aspectos de durabilidade, fragilidade, perecibilidade, incorporabilidade e transformabilidade. O material permanente terá a seguinte classificação:
• Novo: bem comprado e que se encontra com menos de um ano de uso.
• Bom: bem que estiver em perfeitas condições e em uso normal.
• Ocioso: quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado.
• Recuperável: bem que pode ser recuperado, com custo de reparo menor do que cinquenta por cento de seu valor de mercado.
• Antieconômico: bem com manutenção onerosa, ou com seu rendimento precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo.
• Irrecuperável: quando não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina devido à perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação
Material excedente: quantidade existente em estoque seja superior às necessidades do usuário.
Material obsoleto: possui condições de utilização, mas não satisfaz às exigências da empresa.
Material sucateado: trata-se de material deteriorado pelo tempo de uso, sem qualquer outra utilização, que não apresenta outro valor, senão o intrínseco de sua composição.
Material inservível: trata-se de material que, em consequência do tempo de utilização, avaria ou deterioração, torna-se inútil ou de recuperação técnica e/ou economicamente inviável.
-
Gabarito E
Explicação do LN Reinaldo está correta!
-
Entenda: Obsolescência programada
-
Gabarito: Errado
É considerado como obsoleto o material que, em consequência do tempo de utilização, avaria ou se deteriora, tornando‐se inútil ou de recuperação econômica inviável.
Um material é obsoleto quando deixa de atender as expectativas de uma empresa e é substituído por outro que satisfaz essas expectativas com menos tempo e/ou custo que o anterior. Ele não precisa estar deteriorado ou avariado. Acredito que o erro está aí.
-
Errado
Materiais críticos---> são materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamento iguais, cuja demanda não é previsível, cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre, caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário. Por seres sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, Segundo Viana, não estando, portanto, sujeito ao controle de obsolescência.
Administração de Materiais, Viana. P. 56
-
Obsoleto - Algo que já não se usa mais. Antigo, velho... Não serve mais para aquela necessidade específica.
Inservível ( o que a questão traz).
-
Material Obsoleto: Ultrapassado, possui condições de uso.
Material Ocioso: Um bem que não estiver sendo aproveitado, embora esteja em perfeitas condições
Prof. José Wesley Gran Curso
-
Gab: ERRADO
Perceba que um material pode servir a mim e a você ainda que ele esteja deteriorado. Esse material pode ser aquele livro ou caderno velho e bem sucateado, ele já passou pelas mãos de várias pessoas, mas que ainda assim possui utilização. Perceba que ele não é obsoleto só porque está rasgado, sem capa, rabiscado e todo molhado de chuva :)
obs: tenho vários.. e a maioria pegou chuva kkk
-
Material Obsoleto: é todo material que não deve mais ser utilizado na empresa, por ser tecnicamente e economicamente superado.
EX: máquina de escrever
Material Ocioso: Um bem que não estiver sendo aproveitado, embora esteja em perfeitas condições
EX: bike parada, pois sem tempo pra andar