LILACS - Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, criada em 1985, inicialmente como extensão e evolução do IMLA (Index Medicus Latino-Americano), criado em 1978, constitui atualmente o principal índice e repositório da produção científica e técnica em saúde nos países da América Latina e Caribe (AL&C). Coordenada em âmbito regional pela BIREME/OPAS/OMS, é resultado de um esforço cooperativo de centenas de Centros Cooperantes de 37 países da América Latina e Caribe (AL&C). Complementa índices internacionais, como MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e Web of Science, e está disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês.
É produzida de forma cooperativa pelas instituições que integram o Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde e registra a literatura científico-técnica em saúde produzida por autores latino-americanos e do Caribe publicada a partir de 1982.
Os principais objetivos da LILACS são o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-técnica latino-americana e do Caribe na área da Saúde, ausente das bases de dados internacionais.
Na LILACS são descritos e indexados: teses, livros, capítulos de livros, anais de congressos ou conferências, relatórios técnico-científicos, artigos de revistas, etc., relacionados à área da Saúde.
O acesso à LILACS pode ser realizado integralmente na Biblioteca Virtual em Saúde no item Literatura Científica, com conexões a fontes de informação complementárias, particularmente com bases de dados de textos completos e serviços online de fornecimento de cópias de documentos.
Gab. E
Fonte: http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=19&item=3