SóProvas


ID
3759445
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O escravismo assumiu diferentes conotações conforme os contextos históricos. Sobre a escravidão no Brasil Colônia, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • (B)

    As pessoas se tornavam escravizadas na África principalmente por guerras. Outra forma de escravidão presente na África foi a escravidão por dívida: o indivíduo endividado passava a ser escravo do credor da dívida.

    Sabemos que a escravidão já existia na África antes da chegada dos europeus no continente, mas a escravidão se tornou um negócio lucrativo tanto para os africanos que escravizavam, quanto para os europeus que traficavam escravos. A acentuação da escravidão na África aconteceu porque as vendas de escravos para a América se tornou uma lucrativa atividade.

  • Qual o erro da letra E? Alguém sabe?

  • @Maryane, os índios não eram mais frágeis. O que acontecia era que eles eram difíceis de escravizar, pois conheciam o território, o que os ajudavam nas fugas, e ,posteriormente, os jesuítas passaram a defendê-los, diferentemente do que faziam com os negros africanos.

  • O lucrativo comercio de escravização indígenas chegou ao fim no fim da união ibérica, com a restauração do trono Português. Escravos Africanos gerava mais lucro a Portugal , o rei João I decretou o fim da escravidão indígena a mando da igreja, a pedido do papa. Tudo isso em prol de parcerias entre estado e igreja. escravidão indígena foi a primeira tentativa da Coroa portuguesa de explorar a mão de obra no Brasil. Os portugueses encontraram inúmeras dificuldades em capturar indígenas para esse fim. Além destes conhecerem muito bem o território, os padres jesuítas tornaram-se empecilhos para a escravidão, porque defendiam os índios para serem catequizados.