-
Em suma, no período 1967-1973 a política salarial e a política de relações trabalhistas do governo tiveram como resultado uma contenção dos níveis de salário real, dentro do espírito de combate à inflação de custos da nova administração, favorecendo a acumulação de capital via manutenção de elevada taxa de lucro, e possibilitando uma política de remuneração seletiva para o pessoal de nível mais elevado.
Por que a II está errada ?
"milagre econômico”, termo que corresponde à grande oferta de empregos e baixa inflação.
Não, havia empregos, porém não havia manutenção do reajuste salarial, havia sim tentativa de conter a inflação, mas era difícil manter o bem-estar social e o controle dela ao mesmo tempo.
Enfim, o milagre econômico não quer dizer a grande oferta de trabalho e a baixa inflação, mas ele foi caracterizado pela aceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), industrialização e inflação baixa.
a ECONOMIA VAI BEM, MAS O POVO VAI MAL.
A frase proferida, segundo fontes da época, pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici, fazia referência.
VIDE A QUESTÃO: Q660821
-ao crescimento econômico do país, bastante significativo em função do chamado “milagre brasileiro”, e à acentuação da desigualdade social em função da brutal concentração de renda.
-
Eu não marquei a (l),pois acredito que o JANGO não foi democraticamente eleito e sim quando houve a saída de Jânio Quadros ele assumiu sendo Vice-presidente.
-
Presidente democraticamente eleito? Ele foi não foi eleito presidente e sim vice do Jânio Quadros o qual renunciou e João Goulart assumiu. Acho que caberia recurso essa questão.
-
Na época não existiam partidos políticos, de acordo com a Constituição de 1946, eram eleitos separadamente o presidente e o vice, ambos foram eleitos democraticamente, tanto Jânio Quadros, quanto João Goulart.
Boa boa
-
Errei pela assertiva II, o KLOS tirou minha dúvida.
-
Item I ERRADO!
O Regime Militar foi instaurado no dia 02 de abril de 1964 depois da Intervenção do dia 31 de Março.
-
João Goulart foi eleito vice-presidente e não presidente, assumiu posteriormente.
-
O regime militar existiu no Brasil entre 1964 e 1985. Foram vinte e um anos de vigência de um modelo político autoritário que, a partir do decreto de dezembro de 1968, o Ato Institucional número 5, tornou-se uma ditadura. Foram os chamados “anos de chumbo".
Havia dois partidos criados pelo poder central – A Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), para manter a aparência que existia no país um Estado de Direito, com eleições diretas.
Os membros dos poderes legislativo e executivo (municipal e estadual) eram eleitos pelos cidadãos.
No entanto, o chefe do poder executivo federal tinha o poder de dissolver o congresso e a ARENA, partido do governo, sempre tinha maioria nas duas casas legislativas (Câmara de Deputados e Senado).
Em nome da “Segurança Nacional" – um conceito propositalmente vago – cidadãos podiam ter negados a inviolabilidade do seu lar e o direito à Habeas Corpus. A tortura foi um meio – ilícito mas aceito - para que o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) e DOI - CODI (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) conseguissem “confissões" dos terroristas.
E quem eram os terroristas? Eram quaisquer militantes de oposição, independentemente de crenças políticas ou filiação partidária clandestina.
Houve crescimento econômico na época, o Milagre Brasileiro, baseado na maciça entrada de capital estrangeiro e na manutenção de baixos custos de mão de obra. Tal crescimento gerou uma gigantesca dívida externa e agravou as já existentes disparidades regional e social.
Cabe assinalar se as afirmativas acerca do período são verdadeiras ou falsas. Em seguida deve-se apontar qual a alternativa que apresenta a combinação correta.
AFIRMATIVA I – VERDADEIRA – A afirmativa apresenta o marco temporal do regime militar. Desde 1964, quando o presidente eleito João Goulart foi forçado a renunciar e, março de 1985 quando toma posse o presidente civil escolhido pelo Colégio Eleitoral, depois de ter sido derrubada e emenda Dante de Oliveira que propunha eleições diretas para o poder executivo central.
AFIRMATIVA II – FALSA – O modelo econômico do regime foi o chamado Milagre econômico sim. Mas, não houve uma alta significativa na oferta de empregos, a não ser para postos de alta qualificação e, a necessidade de fazer face aos pagamentos da dívida externa, a inflação existiu, embora controlada em certa medida.
AFIRMATIVA III- VERDADEIRA – A afirmativa aponta, corretamente, o momento de assinatura do decreto do AI5 e apresenta algumas das prerrogativas de caráter autoritário que passam a ser dadas ao chefe do poder executivo federal ( presidente da república )
A) INCORRETA- A afirmativa I é verdadeira mas a II é falsa
B) INCORRETA – Não contempla pois a afirmativa III também é verdadeira
C) INCORRETA – As afirmativas I e III são verdadeiras mas a II é falsa
D) INCORRETA – Não contempla pois falta a afirmativa I que também é verdadeira
E) INCORRETA – As afirmativas I e III são as verdadeiras
RESPOSTA : E
-
O regime militar existiu no Brasil entre 1964 e 1985. Foram vinte e um anos de vigência de um modelo político autoritário que, a partir do decreto de dezembro de 1968, o Ato Institucional número 5, tornou-se uma ditadura.Foram os chamados “anos de chumbo".
Havia dois partidos criados pelo poder central – A Aliança Renovadora Nacional ( ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB),para manter a aparência de existia no país um Estado de Direito, com eleições diretas.
Os membros dos poderes legislativo e executivo ( municipal e estadual) eram eleitos pelos cidadãos.
No entanto, o chefe do poder executivo federal tinha o poder de dissolver o congresso e a ARENA, partido do governo, sempre tinha maioria nas duas casas legislativas ( Câmara de Deputados e Senado)
Em nome da “Segurança Nacional" – um conceito propositalmente vago – cidadãos podiam ter negados a inviolabilidade do seu lar e o direito à Habeas Corpus. A tortura foi um meio – ilícito mas aceito - para que o DOPS ( Departamento de Ordem Política e Social) e DOI - CODI ( Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) conseguissem “ confissões" dos terroristas.
E quem eram os terroristas ? Eram quaisquer militantes de oposição, independentemente de crenças políticas ou filiação partidária clandestina.
Houve crescimento econômico na época, o Milagre Brasileiro, baseado na maciça entrada de capital estrangeiro e na manutenção de baixos custos de mão de obra. Tal crescimento gerou uma gigantesca dívida externa e agravou as já existentes disparidade regional e social.
Cabe assinalar se as afirmativas acerca do período são verdadeiras ou falsas. Em seguida deve-se apontar qual a alternativa que apresenta a combinação correta.
AFIRMATIVA I – VERDADEIRA – A afirmativa apresenta o marco temporal do regime militar. Desde 1964, quando o presidente eleito João Goulart foi forçado a renunciar e , março de 1985 quando toma posse o presidente civil escolhido pelo Colégio Eleitoral, depois de ter sido derrubada e emenda Dante de Oliveira que propunha eleições diretas para o poder executivo central.
AFIRMATIVA II – FALSA – O modelo econômico do regime foi o chamado Milagre econômico sim. Mas, não houve uma alta significativa na oferta de empregos, a não ser para postos de alta qualificação e, a necessidade de fazer face aos pagamentos da dívida externa , a inflação existiu, embora controlada em certa medida.
AFIRMATIVA III- VERDADEIRA – A afirmativa aponta, corretamente, o momento de assinatura do decreto do AI5 e apresenta algumas das prerrogativas de caráter autoritário que passam a ser dadas ao chefe do poder executivo federal ( presidente da república )
A) INCORRETA- A afirmativa I é verdadeira mas a II é falsa
B) INCORRETA – Não contempla pois a afirmativa III também é verdadeira
C) INCORRETA – As afirmativas I e III são verdadeiras mas a II é falsa
D) INCORRETA – Não contempla pois falta a afirmativa I que também é verdadeira
E) INCORRETA – As afirmativas I e III são as verdadeiras
RESPOSTA : E
-
GABARITO= E
II- ERRADA: No milagre econômico teve muita INFLAÇÃO e DESIGUALDADE DE RENDA
-
a expressão fazia referência à euforia da prosperidade econômica, que teria acontecido sem planejamento, o crescimento era embasado em pesados empréstimos contraídos junto a banco estrangeiros, o que elevou substancialmente a dívida externa brasileira, concentrou a renda, acentuou as desigualdades sociais, queda da inflação, mas a mesma continuava alta. de 19% para 15%
-
A I está correta pelo seguinte:
Durante a campanha eleitoral, uma gama de eleitores passou a defender o “voto Jan-Jan”, ou seja, Jânio para presidente e Jango (João Goulart) para vice. Jango era o vice-presidente da chapa do candidato do PSD, Henrique Teixeira Lott. Isso era possível, porque, na época, a lei exigia votos separados para presidente e para vice.
Sim, João Goulart foi eleito democraticamente, pois naquela época, as eleições eram feitas separadamente para presidente e vice-presidente.
-
Jango não foi eleito presidente. Ele havia sido eleito vice-presidente.
-
GAB E
Antigamente, votava-se em separado para o cargo de presidente e o de vice-presidente. Por esse motivo João Goulart foi eleito vice duas vezes, de Juscelino Kubitschek e de Jânio Quadros, na época adversários políticos.
A partir da Emenda Constitucional número 9, de 22/07/1964, os candidatos a presidente e vice-presidente passaram a ser eleitos conjuntamente por chapa - Bolso e Mourão grau 33 da Maçonaria
-
João Goulart não pode ser considerado um presidente eleito. O presidente eleito era Janio Quadros. Ele assumiu após a renúncia de Janio.
-
João Goulart, o então presidente democraticamente eleito ? ele não era vice ?