SóProvas


ID
3760090
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1978, Donald Johanson e sua equipe desenterraram na Etiópia um esqueleto quase completo de um espécime feminino, com cerca de 1,30m de altura, que viveu a cerca de 3,2 milhões de anos. Apelidado pela equipe como “Lucy”, esse ancestral do ser humano é cientificamente denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E Australopithecus afarensis.

  • Australopithecus afarensis: Uma das características marcantes de Lucy é o tamanho de seu cérebro: 450 cm cúbicos. Um pouco maior que o cérebro de um chimpanzé moderno. O nome do fóssil encontrado é uma homenagem à música "", da banda britânica , que, segundo relatos, estaria tocando no momento das escavações e nas comemorações após a descoberta.

    A 31 de março de 1994 o jornal científico  reportou o achado do primeiro  completo de um Australopithecus afarensis.

  • Homo habilis é uma  de  que viveu no princípio do  inferior (há 2,2 milhões a 780 mil anos). Os primeiros fósseis de H. habilis foram descobertos em  por  e seus colegas, no desfiladeiro de , que faz parte do Grande Vale do Rift, na África orienta. Esta espécie é, das pertencentes ao género , a que menos se parece com o , com braços proporcionalmente muito mais longos, cavidade craniana menor e morfologia geral similar aos . O H. habilis recebe este nome pois acreditava-se ser o primeiro a utilizar ferramentas de , o que lhe valeu o nome específico: habilis, o habilidoso.

    Homo ergaster significa "homem trabalhador", já que produziu ferramentas primitivas com pedras. O Homo ergaster viveu entre 1,9 milhões de anos até cerca de 500.000 anos atrás.

    O gênero Ardipithecus compreende um conjunto de    encontrados no noroeste da  que são considerados descendentes dos  e ancestrais diretos dos . As semelhanças com os  são grandes, ainda que apresentem traços mais simiescos e — entre os fósseis encontrados — menos corpulência que estes.