-
O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através da valva bicúspide, também chamada de valva mitral ou atrioventricular esquerda.
-
"O nó sinoatrial localiza-se perto da junção entre o átrio direito e a veia cava superior e é constituído por um aglomerado de células musculares especializadas"
O nó sinoatrial é constituído de células nervosas, e essas estimulam a contração das células musculares especializadas (miocárdio), discordo do gabarito.
-
Gabarito A
Corrigindo
Lado esquerdo Bicúspide ou atrial já lado direito tricúspide onde também fica o nodo sinoatrial.
-
SOBRE A REGULAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA
A contração das fibras musculares do coração é muito organizada e controlada. Impulsos elétricos ritmados (descargas) fluem pelo coração de forma precisa, seguindo trajetórias distintas e em uma velocidade controlada. Os impulsos vêm do marca-passo natural do coração (o nódulo sinoatrial ou sinusal, uma pequena massa de tecido na parede do átrio direito) que gera uma minúscula corrente elétrica.
A frequência na qual o nodo sinoatrial (sinusal) envia seus impulsos (e, assim, controla a frequência cardíaca) é determinada por duas partes opostas do sistema nervoso autônomo — uma que acelera a frequência cardíaca (o sistema nervoso simpático) e outra que a desacelera (o sistema parassimpático).
Podemos dividir o processo de regulação da frequência cardíaca nas seguintes etapas:
I- O nodo sinoatrial origina um impulso elétrico de contração transmitido pelos átrios direito e esquerdo;
II- Quando o impulso elétrico alcança o nódulo atrioventricular, ele sofre um pequeno retardo;
III- O impulso então percorre o feixe de His, onde se divide entre o ramo direito para o ventrículo direito e o ramo esquerdo para o ventrículo esquerdo; e
IV- O impulso propaga-se então pelos ventrículos, provocando a contração.
-
Pois é, Maxwell. Eu tinha a mesma ideia que você, mas olha essa definição:
"O nó sinoatrial (NSA), descrito por Keith e Flack em 1907, localizado entre o átrio direito e a desembocadura da veia cava cranial, é considerado o "marca-passo" do coração, porquanto coordena o seu sistema excito-condutor. O NSA consiste de uma região com fibras musculares dispersas e pálidas, pobres em miofibrilas, entremeadas por fibras colágenas, elásticas e reticulares e tecido nervoso, de difícil evidenciação macroscópica (Glomset & Glomset 1940, Halpern 1955). "
Portanto, fibras musculares, entremeadas por fibras colágenas e tecido nervoso.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/pvb/a/PypKpF8y5FbW4gnctXyC6tQ/?lang=pt
-
O CORAÇÃO formado por quatro câmaras, dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo).
O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen. Do ÁTRIO DIREITO o sangue passa para o VENTÍCULO DIREITO através de uma válvula chamada TRICÚSPIDE.
O ÁTRIO ESQUERDO recebe o sangue proveniente dos pulmões, após a oxigenação. O sangue chega ao átrio através de quatro VEIAS PULMONARES, duas direitas e duas esquerdas. Após chegar ao átrio o sangue passa ao VENTRICULO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL ou BISCÚPIDE.
O VENTRÍCULO DIREITO recebe sangue do ÁTRIO DIREITO, através da VÁLVULA TRICÚSPIDE, bombeando o sangue em seguida para os PULMÕES, através da VÁLVULA PULMONAR na saída do ventrículo e em seguida passando pela ARTÉRIA PULMONAR e seus ramos, para eliminar o gás carbônico e oxigenação nos pulmões direito e esquerdo.
O VENTRÍCULO ESQUERDO recebe o sangue do ÁTRIO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL, e em seguida bombeando sangue oxigenado para todo o corpo, que passará através da VÁLVULA AÓRTICA para a ARTÉRIA AÓRTA.
-
Quanto à superfície do ventrículo direito, teria que considerar a quantidade volumétrica de sangue em comparação ao ventrículo esquerdo, bem como a espessura tecidual do próprio coração. Questão confusa.