-
credores potenciais
-
CPC 00(R2) - Gabarito letra A
Objetivo, utilidade e limitações do relatório financeiro para fins gerais
1.2 O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade. Essas decisões envolvem decisões sobre: (a) comprar, vender ou manter instrumento de patrimônio e de dívida; (b) conceder ou liquidar empréstimos ou outras formas de crédito; ou (c) exercer direitos de votar ou de outro modo influenciar os atos da administração que afetam o uso dos recursos econômicos da entidade.
-
Usuários e a Informação Contábil
A NBC TG 00 R1 – Resolução nº 1.374/11 – Estrutura Conceitual oriunda da CPC nº 00 R1 (anterior NBC TG 00 – Resolução nº 1.121/08 advinda da CPC 00) estabelece definições e compreensões dos tipos de usuários na contabilidade e a importância da informação contábil para a tomada de decisões.
(1) Usuários da contabilidade: pessoas que demandam interesse em informações sobre determinada entidade, podendo ser classificados em usuários externos primários e secundários.
• usuários externos primários: inicialmente, os demonstrativos contábeis se destinam aos investidores, credores por empréstimos e outros credores.
• usuários externos secundários: secundariamente, as demonstrações contábeis são dirigidas aos órgãos reguladores (CFC, CVM, SUSEP etc.) e aos governos (federal, estadual e municipal). fonte: https://professorarnoldolima.com.br/site/usuarios-informacao-contabil/ acessado em 05/07/2020
-
GABA a)
CPC 00
No tocante a alternativa e) A administração da entidade que reporta também está interessada em informações financeiras sobre a entidade. Contudo, a administração não precisa se basear em relatórios financeiros para fins gerais, pois ela pode obter internamente as informações financeiras de que precisa.
-
INTERNOS: administradores, acionistas.
EXTERNO: são divididos:
-PRIMÁRIOS: credores, investidores.
-SECUNDÁRIOS: governo e cia.
-
GABARITO A
Usuários da informação:
Internos: empregados, administradores, sócios, acionistas ...
Externos: investidores, fornecedores, governo...
Externo
1) primário: investidores, fornecedores...
2) secundário: governo...