Questão que aborda o tema de política fiscal e da sua importância dentro da macroeconomia.
Vamos analisar as alternativas:
A) CERTA. A política fiscal é um dos instrumentos que o governo dispõe para colocar em prática sua função estabilizadora, isto é, para suavizar flutuações econômicas por exemplo. Isso está, inteiramente, de acordo com a assertiva e um exemplo seria aumentar investimentos públicos para reduzir o desemprego de forma mais rápida no curto prazo.
B) ERRADA. Essa não é uma das funções da política fiscal, a qual não tem intuito analítico e sim de ação para modificar agregados macroeconômicos.
C) ERRADA. As preferências dos consumidores são consideradas como dadas e são alteradas, por exemplo, por mudanças culturais, alteração na predominância de faixas etárias da população e etc. Nada tem a ver com política fiscal.
D) ERRADA. Essa é uma função típica da análise microeconômica a partir da interação entre produtores e consumidores. Política fiscal é instrumento da macroeconomia.
E) ERRADA. Política fiscal - e também a monetária - tem caráter mais universal, isto é, atinge a sociedade de forma mais extensiva e ampla e não de modo pontual ou isolado. Para se alterar "o rumo da atividade econômica" como quer o enunciado, não se deve atuar de forma localizada.
Gabarito do Professor: Letra A.