-
Gabarito A
O tempo verbal preferencialmente utilizado na ata é o pretérito perfeito do indicativo.
-
GABARITO: LETRA A
Esse é um tipo de redação oficial que registra resumidamente ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias dentro de uma empresa.
Tal é a preocupação com a veracidade dos registros em Ata que a forma do texto deve seguir, obrigatoriamente, algumas regras:
a) Não possuir parágrafos ou alíneas;
b) Ocupar todo o espaço da página, do começo ao fim;
c) Não apresentar abreviaturas (nomes, cidades, estados, horas, etc.);
d) Os números devem ser escritos por extenso (data, hora, quantia qualquer);
e) Não deve conter rasuras ou emendas de forma alguma;
f) Não dever ser usado corretivo;
g) Os verbos usados devem estar no tempo pretérito perfeito do indicativo;
h) Os verbos de elocução devem ser usados para registrar as diferentes opiniões (disse, falou, pediu);
i) Não é permitido pular linhas no corpo da Ata.
PORTAL EDUCAÇÃO.
-
GABARITO: LETRA A
ACRESCENTANDO:
ATA:
É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembleias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem do dia, previamente divulgada.
É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento.
O texto apresenta-se seguidamente, sem parágrafos, ocupando cada linha inteira, sem espaços em branco ou rasuras, para evitar fraudes.
A fim de ressalvar os erros, durante a redação, usar-se-á a palavra digo; se for constatado erro ou omissão, depois de escrito o texto, usar-se-á a expressão em tempo. Quem redige a ata é o secretário (efetivo do órgão, ou designado ad hoc para a reunião). A ata vai assinada por todos os presentes, ou somente pelo presidente e pelo secretário, quando houver registro específico de frequência.
Observações:
Com o advento do computador, as atas têm sido elaboradas e digitadas, para posterior encadernação em livros de ata. Se isto ocorrer, deve ser indicado nos termos de abertura e fechamento, rubricando-se as páginas e mantendo-se os mesmos cuidados referentes às atas manuscritas. Dispensam-se as correções do texto, como indicado anteriormente.
No caso de se identificar, posteriormente, algum erro ou imprecisão numa ata, faz-se a ressalva, apresentando nova redação para o trecho. Assim, submetida novamente à aprovação do plenário, ficará consagrada. O novo texto será exarado na ata do dia em que foi aprovado, mencionando-se a ata e o trecho original.
Suas partes componentes são:
1. Cabeçalho, onde aparece o número (ordinal) da ata e o nome do órgão que a subscreve.
2. Texto sem delimitação de parágrafos, que se inicia pela enunciação da data, horário e local de realização da reunião, por extenso, objeto da lavratura da Ata.
3. Fecho, seguido da assinatura de presidente e secretário, e dos presentes, se for o caso.
FONTE: apostila de redação oficial.
-
A ATA possui valor jurídico e é um resumo do que foi feito e decidido. Portanto, deve-se utilizar, preferencialmente, verbos no pretérito perfeito do indicativo.
-
Qual o erro da alternativa C?
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao documento
Ata.
a) Tendo em vista que a ata é um documento formal que reflete o que se passou numa reunião ou assembleia, deve adotar-se
tempos verbais do pretérito
perfeito do indicativo para construir o relato, uma vez que é o tempo que expressa que uma ação aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Dessa forma, inferimos que esta é a alternativa correta.
b) O pretérito imperfeito do indicativo refere-se a um
fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado, expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo. Tendo em vista a função da ata, conforme já mencionada na letra A, verificamos que este não é o tempo verbal que deve predominar e, portanto, esta alternativa é incorreta.
c) No termo de abertura do Livro Ata é importante que apareça os elementos mencionados nesta alternativa, entretanto, o erro está na frase indicada para ser inserida (se destinaram ao registro das Atas
das Reuniões). Tendo em vista que é um texto de abertura para as reuniões que ainda ocorrerão, o correto é empregar o verbo no tempo futuro: se destinarão ao registro das Atas
das Reuniões. Portanto, verificamos que esta alternativa é incorreta.
d) As partes de uma ata variam segundo a natureza das reuniões cujos eventos se registram. No entanto, a estrutura básica é título, texto e assinaturas. Desse modo, inferimos que a afirmativa presente está incorreta.
e) Conforme determinação dos manuais de redação, a ata, por ser documento de
valor jurídico deve ser lavrada de tal maneira que não possam ser introduzidas modificações
posteriores à sua assinatura. Quanto às abreviaturas e siglas, elas devem ser evitadas; bem como os números devem ser
escritos por extenso, com exceção de datas e números de atos normativos. Sendo assim, identificamos que esta alternativa é incorreta.
Gabarito do Professor:
Letra A.
-
o erro da C é que está ano passado . verbo indicaram