SóProvas


ID
3765547
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1808, o Príncipe Regente Dom João desembarca no Brasil acompanhado de seus familiares e da sua corte. Sobre os fatos históricos que marcam esse importante episódio da história do Brasil, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • a) A chegada da família real ao Brasil data de 22 de janeiro de 1808. Do ponto de vista mercantil, os desdobramentos desse fato trouxeram grandes vantagens aos cofres de Portugal, pois tal fato aperfeiçoou o funcionamento do pacto colonial ao intensificar o monopólio sobre o comércio de produtos coloniais. Não, pois com a vinda da família real para o Brasil, D. João VI teve que abrir os portos brasileiros as "nações amigas", em 28 de janeiro de 1808, o que prejudicou os comerciantes português que sofreram com a concorrência, principalmente inglesa. Enquanto a Inglaterra pagava 15% de imposto sobre os produtos que entrassem no Brasil, Portugal pagava 16% e outras nações, 24%.

    b) A fuga da corte portuguesa para a colônia pode ser contextualizada no âmbito das guerras napoleônicas. Com o Bloqueio Continental decretado em 1806, Napoleão Bonaparte gerou para Portugal uma situação delicada na política externa: ficar acuado entre duas potências que disputavam a hegemonia na Europa. CORRETO, Portugal ficou entre a Inglaterra e a França.

    c) Durante o período em que esteve no Brasil, Dom João enfrentou, no Rio de Janeiro e em Salvador, uma obstinada oposição das elites econômicas, como os Maragatos e os Chimangos, que reivindicavam, sem êxito, a abertura dos portos às nações aliadas. Em represália, os comerciantes brasileiros atuaram para expulsar o Príncipe Regente do solo brasileiro. Errado, os portos foram abertos ainda em 1808, assim da chegada da família real ao Brasil.

    d) Em 1821, em meio a uma crise sucessória, o Príncipe Regente retorna a Portugal para ser coroado como Dom João VI (em uma tradicional cerimônia realizada pelos membros da Corte de Lisboa) e expulsar definitivamente os franceses, que ainda dominavam a cidade do Porto. D. João VI já tinha sido coroado como Rei, e os franceses tinham sido expulsos desde 1811 de Portugal. D. João VI voltou porque os portugueses reivindicavam o seu retorno a Portugal, em 1820, houve a Revolução do Porto, e uma das reivindicações era que a família real voltasse a metrópole.

  • Ximangos e Maragatos fazem parte da história da Revolução Federalista, em 1893.

    A questão cita o período Joanino, 1808