SóProvas


ID
3765565
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a história política e social da república dos coronéis, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A- O voto feminino no Brasil foi conquistado em 1932 e incorporado à Constituição de 1934 como facultativo. ( Era Vargas.)

    B- CORRETA

    C- Os coronéis usavam e abusavam do seu poder e influência no cenário político.

    D- Os coronéis nunca estiveram nem aí para as camadas mais pobres, eles eram tão preocupados com as camadas mais pobres quanto os políticos são hoje em dia, rs, eles escolhiam apenas os candidatos que pudessem favorecer a elite cafeeira da época que no caso eram eles próprios.

    Gab: B

  • GAB B

    A)A Constituição republicana de 1891 aboliu o sufrágio censitário(CORRETO) que, até então, vigorava no Brasil, permitindo o voto a todos os homens e mulheres alfabetizados ERRADO.

    FIM DO VOTO CENSITÁRIO E INICIO DO UNIVERSAL (+21, exceto: analfabetos, índio, clero, militares de baixa patente e mulheres, com isso cerca de 80% da população não podia votar. - Voto público e aberto, cabresto). 

    --------

    B)Constam entre os elementos que caracterizam esse período o voto do cabresto, a política do café-com-leite e a chamada política dos governadores ou governantes.

    -A política "Café com Leite" expressa a parceria existente entre as oligarquias de SP (Café) e MG (Leite) para a eleição do governo federal. Garantindo, dessa forma, que as medidas tomadas estariam de acordo com os interesses oligárquicos. Vale lembrar que ela não era absoluta, havendo uma quebra na eleição de Hermes da Fonseca (apoiado por RS) na oposição ao candidato paulista Rui Barbosa. 

    -Política dos governadores: os governos estaduais apoiavam o federal e o federal não incomoda os estados com os coronéis (fortalecimento do executivo). 

    -O CORONELISMO- características  

    • Tem origem dos pertencentes à guarda nacional 
    • Possuíam um curral eleitoral e nele exerciam seu poder fazendo com que a população local votasse nos políticos que eles queriam, isso se chama voto de cabresto. 

    --------

    C)Nesse contexto, os coronéis, embora fossem ricos, evitavam usar sua influência econômica no cenário político.

    D)Os coronéis tinham grande preocupação com as camadas mais pobres e, por esse motivo, escolhiam candidatos e aliados políticos que lutavam pelos direitos dos populares.

    kkkk

  • NA ÉPOCA, O VOTO ERA NA BASE DA FRAUDE. TUDO ERA NAS MÃOS DESSA ELITE AI. MG X SP

    GAB : Constam entre os elementos que caracterizam esse período o voto do cabresto, a política do café-com-leite e a chamada política dos governadores ou governantes.

  • O voto de cabresto representou uma forma eleitoral impositiva e arbitrária imposta pelos coronéis. O Coronéis eram pessoas importantes nas cidades. tem muita influência na cidade, que tem muito dinheiro e que garante seu curral eleitoral. Curral eleitoral eram as pessoas que iam votar no candidato do coronel. Como o voto era aberto via em quem cada um votou, tinha a garantia de que vão obedecer. E ameaçando. E aí, entram vários termos, como fósforo, eleição a bico de pena, voto de cabresto, que são termos que designam todos os instrumentos dos coronéis para manter seus votos. O fósforo é quando uma pessoa finge que é outra para votar. Bico de pena os coronéis podiam escrever o que quisessem nas atas eleitorais. Curral eleitoral é quando o coronel combina de se encontrar com um grupo já com as cédulas, porque a eleição era feita no papelzinho.