SóProvas


ID
3767251
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Formosa do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à madeira na construção civil, analisar os itens abaixo:

I. As coníferas também são designadas como “folhosas”. São as conhecidas “árvores de madeira de lei”.
II. Os anéis de crescimento registram a idade das árvores. São nos anéis de crescimento que são refletidas as condições de desenvolvimento da árvore: largos e poucos distintos em essências tropicais, e apertados e bem configurados em espécies oriundas de zonas temperadas ou frias.
III. O câmbio comparece na seção transversal do caule como uma fina e quase invisível camada de tecidos vivos. Está situado entre a casca e o lenho e é constituído pelo tecido meristemático.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • Aqui no Brasil, as coníferas mais importantes - utilizadas como material de construção - são o pinus e o pinheiro do Paraná (araucária). As árvores apresentam folhas com formato de agulhas e desenvolvem cones (pinhas), ao invés de flores e frutos. Além disso, elas apresentam crescimento rápido. Geralmente, as coníferas são conhecidas como madeiras macias e menos resistentes. As dicotiledôneas apresentam resistência mecânica superiores à resistência das coníferas e são conhecidas como madeiras duras. Suas árvores são frondosas, com crescimento lento e apresentam flores e frutos. A maioria das árvores brasileiras como o ipê, aroeira, sucupira, peroba, carvalho, paraju, etc., são exemplos de dicotiledôneas.
  • I- As DICOTILEDÔNEAS também são designadas como “folhosas”. São as conhecidas “árvores de madeira de lei” -

  • Perguntava logo sobre fotossíntese, PORR/\

  • Gabarito C

    Complementando:

    III. Câmbio ou líber.