SóProvas


ID
3767584
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Por vezes, o diagnóstico diferencial entre os transtornos de identidade sexual e os de preferência sexual é um desafio, devendo-se caracterizar bem em quais circunstâncias o comportamento desviante ocorre e as consequências para a vida do indivíduo.

A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o tipo de transtorno a seu respectivo conceito.

COLUNA I
1. Fetichismo
2. Transvestismo fetichista
3. Transvestismo de duplo papel

COLUNA II
( ) Dependência de objetos inanimados como o estímulo mais importante para excitação sexual ou essencial para a satisfação sexual.
( ) Clara associação à excitação sexual e forte desejo de tirar a roupa assim que o orgasmo ocorre e a excitação sexual declina.
( ) Uso de roupas do sexo oposto (não acompanhado de excitação sexual) durante parte da existência e para desfrutar a experiência temporária do outro sexo.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • TRANSVESTISMO

    Uso de roupas do outro sexo causa excitação, podendo tb ser usado durante masturbação e ato sexual. Deve haver sofrimento psíquico ou impacto no funcionamento social, pessoal ou ocupacional. Evolução de pelo menos 6 meses

    Pode ter especificador fetichista (excitação por adereços e peças do vestuário) ou autoginefilia (aqui há excitação por pensamentos ou imagens de si mesmo como mulher; neste caso, há maior probabilidade de disforia de gênero: incongruência entre gênero designado e gênero sentido)

    Pode confundir com fetichismo, mas, neste caso, não há pensamentos de ser mulher, mas sim de excitação com objetos de uso feminino

    Pode evoluir para disforia de gênero, com intenção cada vez maior de feminilizar a anatomia. Neste caso, é comum o relato de não mais sentir excitação sexual com vestir as roupas do outro sexo.

    Ao vestir as roupas femininas, o paciente fica claramente parecido com uma mulher, mas não de modo tão marcante como no transexualismo.

    FETICHISMO

    Ocorre quase exclusivamente em homens, tende a começar na adolescência, mas também pode começar na infância. Duração de pelo menos 6 meses.

    O paciente sente excitação sexual por objetos, como sapatos, luvas, meias-calças, ou por partes não genitais do corpo.

    Pode se masturbar ou exigir o intercurso sexual com a parceira usando o adereço que é objeto de desejo.

    Segundo Freud, o objeto de desejo tem conotação fálica, e representa um medo inconsciente de castração.