SóProvas


ID
3768991
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

No que se refere às plantas daninhas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – São rústicas ao ataque de pragas e doenças.

II – Apresentam dormência e germinação uniforme, facilitando a perpetuação da espécie.

III – Não são melhoradas geneticamente.

Alternativas
Comentários
  • Boa noite, Gleice, o erro está na palavra obrigatoriamente, uma vez que, na lei afirma que essa modalidade é PREFERENCIALMENTE.

  • A resposta no comentário, não estaria contradizendo o, a resposta na questão?

  • Segundo a Embrapa, as ervas daninhas são resistentes às pragas e doenças e além disso elas garantem a sua perpetuação por meio da dormência e germinação desuniforme das sementes. A questão deveria ser anulada!!!

    As plantas daninhas apresentam a capacidade de se adaptar a lugares diversos, sob os mais variados tipos de limitações de crescimento e desenvolvimento. Em razão desta característica, estas plantas obtêm mais facilmente os recursos naturais necessários (água, luz e nutrientes), tornando-as grandes competidoras em meio às culturas. Portanto, se a cultura emerge primeiro, essa competição pode se tornar menos agressiva, dependendo dos hábitos e da densidade das plantas daninhas no campo. Algumas dessas plantas diminuem sua competição com a cultura através do efeito alelopático produzido por elas. Este efeito ocorre pela liberação de toxinas que penetram no solo e impedem o crescimento normal de outras plantas, incluindo a cultura.

    Por causa do seu caráter competitivo, as plantas daninhas garantem sua perpetuação por meio de dormência e germinação desuniforme das sementes. Estas habilidades conferem um difícil controle das espécies invasoras pelo fato de não germinarem todas ao mesmo tempo, mesmo em condições ideais de temperatura, umidade e luz.

    Fonte: Embrapa