SóProvas


ID
3769390
Banca
FUNRIO
Órgão
Câmara de São João de Meriti - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que diz respeito aos bancos de dados, as restrições de integridade incluem os conceitos de consistência, precisão e correção dos dados armazenados em um banco de dados. Existem três tipos de integridade, caracterizados a seguir.


( I ) Funciona ao nível da coluna do banco de dados. É a forma mais elementar de integridade. O valor do campo deve obedecer ao tipo de dados e às restrições de valores admitidos para essa coluna.

( II ) Funciona ao nível da tabela do banco de dados. Tem por objetivo manter os dados sincronizados entre tabelas que estejam relacionadas, por meio da chave primária de uma tabela e a chave estrangeira de outra. O valor dos campos que constituem a chave estrangeira de uma tabela deve estar também presente na chave primária da tabela que referenciam ou, quando muito, podem ter o valor NULL.

( III ) Funciona ao nível da linha e da tabela de um banco de dados. Cada linha de uma tabela deve poder ser identificada univocamente, ou seja, cada tabela deve possuir na sua definição uma chave primária. A existência dessa chave primária garante que os atributos selecionados não podem ser nulos, nem podem aparecer repetidos.


Os tipos caracterizados em (I), (II) e em (III) são denominados, respectivamente, integridade:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Sobre o item I (Integridade de Domínio): Por exemplo, se você define que uma variável será do tipo "booleana" significa que ela será binária do tipo "verdadeiro ou falso", e por aí vai. O preenchimento deve ser compatível com o que se especifica. Assim, se na construção, estipulou-se que uma determinada variável vai ser do tipo inteira, não há como você declarar um valor decimal.

    Bons estudos!

  • Restrições

          Domínio = Determina os valores que podem ser assumidos em um campo de uma determinada coluna

           Unicidade = Valor do campo ou campos tem que ser únicos = Servem para outros campos que não sejam a PK

           Vazio = Podem ou não ser NULL = NULL ou NOT NULL = Servem para outros campos que não sejam a PK

           Chave = Valores da PK devem ser únicos = Restrição de Unicidade para PK

            Entidade = Nenhum valor da PK pode ser NULO = Restrição de Vazio para PK

             Referencial = Valores dos campos que aparecem em uma FK devem aparecer na PK da tabela referenciada