SóProvas


ID
377014
Banca
IPAD
Órgão
COMPESA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

São livros essenciais para a escrituração contábil de qualquer entidade:

Alternativas
Comentários
  • Para mim, essa questão não tem gabarito.

    Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa.
  • Tambem acredito que não tenha resposta, porque somente o Livro Diário e Razão constituem os registros permanentes da entidade.

    Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos legais da escrituração contábil, observadas as peculiaridades da sua função.

    O Livro "Diário" será registrado na Junta Comercial do Estado. Na hipótese de pessoas jurídicas não sujeitas a registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial (como é o caso de entidades sem fins lucrativos e Sociedades Simples - SS), o registro é feito no Cartório Civil da sede.

    Não há necessidade de registro do Livro Razão. Entretanto, o mesmo deve conter termo de abertura e encerramento, com a assinatura do contabilista e do responsável pela empresa.

    Os demais livros auxiliares (como de entradas de mercadorias, livro de apuração do ISS, Caixa, etc.) devem ser registrados de acordo com a legislação de fiscalização do respectivo órgão fazendário ou legal que determine a sua obrigatoriedade.

    Na letra D que é a referida resposta o Livro Diário e o Razão estão corretos pois são registros permanentes de todas as entidades porem o Livro Caixa não que não são todas as entidades obrigadas a emiti-lo.

    acho que é isso .

  • Galera, eu fiz a seguinte análise.

    Os livros são essenciais e não necessariamente obrigatórios. Para qualquer entidade.

    Desconsidera as questões que têm: Ata de assembléia e Lalur.

     

    Só restou a "C" e a "D", daí não dá mais o que questionar. Letra D sem dúvida.