SóProvas


ID
3770536
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao discutir princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico, Ilma Passos A. Veiga, em seu livro Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível, aborda o princípio da liberdade. Para a autora, tal princípio está sempre associado à ideia de

Alternativas
Comentários
  • autonomia

  • liberdade e autonomia fazem parte da própria natureza do ato pedagogico.

  • Letra C autonomía e o que o projeto político pedagógico deve conter segundo ilmas Veiga.

  • Nessa questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta a ideia a qual o princípio da liberdade está sempre associado, de acordo com a autora Ilma Passos A. Veiga, no livro Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 

    No livro “Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível", Ilma Passos A. Veiga busca levar às instituições públicas de ensino uma visão global, abrangente e possível do projeto político-pedagógico, subsidiando as práticas dos profissionais que desejam construir coletivamente a autonomia da escola. Os textos norteiam-se por uma concepção de projeto político-pedagógico fundamentada na ideia de que ele é a própria essência do trabalho que a escola desenvolve no âmbito de seu contexto histórico, o que significa a singularidade de cada projeto. 

    De acordo com a autora, a abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. Os princípios são: Igualdade; Qualidade; Gestão democrática; Liberdade; Valorização do magistério. 

    O princípio da liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. O que é necessário como ponto de partida é o resgate do sentido dos conceitos de autonomia e liberdade. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. O significado de autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas. A autora cita Rios (1982), ao afirmar que a escola tem uma autonomia relativa e a liberdade é algo que se experimenta em situação e esta é uma articulação de limites e possibilidades. 

    Fonte: VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político pedagógico da escola, uma construção possível. 29 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

    Portanto, a letra C, “autonomia", é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.