Para responder essa questão, o candidato deve indicar a alternativa que apresenta um dos modos de garantir a proposta interdisciplinar, de acordo com as autoras Rosimeire A. M. P. Ferreira e Telma F. Leal, em seu texto “Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização".
O texto “Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização" faz parte do Caderno 03 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, elaborado pelo Ministério da Educação e intitulado “Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização".
O referido caderno tem como objetivos: compreender o conceito de interdisciplinaridade e sua importância no Ciclo de Alfabetização; compreender o currículo em uma perspectiva interdisciplinar; refletir sobre como crianças e professores avaliam experiências de aulas desenvolvidas em uma perspectiva interdisciplinar; conhecer possibilidades do uso da leitura no trabalho interdisciplinar; conhecer, analisar e planejar formas de organização do trabalho pedagógico como possibilidades de realização de um trabalho interdisciplinar, mais especificamente, por meio de sequências didáticas e projetos no Ciclo de Alfabetização.
No texto “Projeto didático e interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização", as autoras Rosimeire A. M. P. Ferreira e Telma F. Leal, buscam contribuir com as discussões sobre a organização do trabalho pedagógico com foco na interdisciplinaridade, defendendo que um dos modos de garantir essa proposta é por meio do desenvolvimento de projetos didáticos. Para cumprir tal tarefa, analisam uma experiência de projeto didático com o uso do jornal, já que esse suporte textual possibilita o contato da criança com diferentes temas e gêneros textuais.
As autoras apontam que a Pedagogia de Projetos, proposta em diferentes momentos da história da Educação, parece ainda atual, na medida em que propõe uma mudança na maneira de refletir sobre a escola e o currículo escolar, ao mesmo tempo em que permite uma abordagem interdisciplinar da prática pedagógica. Além disso, constitui-se como forma de engajar estudantes e professores no processo de aprendizagem e de intervenção social. Elas elencam algumas características centrais do trabalho com projetos: A base na pesquisa; O caráter intencional e social da atividade, que contempla um problema, objetivos e produtos concretos; A abordagem do conhecimento em uso, enfocando conhecimentos relevantes para resolver o problema proposto; A efetiva consideração das competências e dos conhecimentos prévios dos alunos; A promoção da interdisciplinaridade; A forma dinâmica de tratar os conteúdos; A aprendizagem significativa; Os conteúdos tratados de forma helicoidal, pois os conhecimentos são retomados ao longo das etapas do projeto; A exigência da participação dos estudantes em todo o desenvolvimento das ações; O estímulo à cooperação, com responsabilidade mútua; O estímulo à autonomia e à iniciativa; A exigência de uma produção autêntica, resultante das decisões tomadas; A divulgação dos trabalhos.
O trabalho pedagógico com projetos didáticos, portanto, valoriza a participação de alunos e professores nos processos de ensinar e aprender. Mais que isso, é uma forma de ação educativa que pode favorecer a articulação de diferentes grupos/pessoas, no interior da escola.
As vozes e experiências dos participantes, sobretudo dos estudantes, são importantes na consolidação das propostas de trabalho por meio de projetos. Os objetivos são voltados para a aprendizagem das crianças mais pela mediação dos professores e menos pela transmissão de conhecimentos. Os projetos didáticos delineiam situações-problema que conduzem à investigação, à busca de informações, à seleção e análise de dados, aos registros, enfim, à produção de conhecimentos sobre os temas escolhidos. Esses procedimentos levam os alunos a pensar sobre os conteúdos a serem aprendidos, relacionando-os à realidade com vistas a refletir sobre ela e nela intervir, se necessário, para a sua transformação. Desse modo, é necessário romper com a fragmentação do currículo e buscar conhecimentos relativos a diferentes áreas de conhecimento, para que os problemas sejam resolvidos. A interdisciplinaridade, portanto, é princípio fundante do trabalho com projetos didáticos.
Fonte: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno 03. Brasília, 2015. Disponível no portal do MEC.
Portanto, a letra D, “o trabalho pedagógico com projetos didáticos", é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra D.