SóProvas


ID
3770572
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao investigar o papel da brincadeira de faz-de-conta no desenvolvimento psicológico de crianças entre 2 e 3 anos de idade, Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa (In: OLIVEIRA, Z. M. R. A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a Educação Infantil), referenciadas no pensamento de Henri Wallon, consideram que a importância de tal dimensão lúdica nessa fase da infância está relacionada ao fato de que

Alternativas
Comentários
  • o faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que tem das coisas e dos outros que a cercam.

  • Essa questão requer conhecimentos sobre o desenvolvimento psicológico infantil e o papel da brincadeira nesse processo. Com base no pensando das autoras Maria Teresa F. Coelho e Maria Isabel Pedrosa, deve-se indicar a alternativa que apresenta o fato relacionado à importância da dimensão lúdica na fase da infância entre 2 e 3 anos de idade.

    A) a criança, logo no início de sua vida, já tem habilidade para agir sobre as coisas que a cercam. 
    ERRADO - As crianças não têm autonomia sobre seus atos e poucas habilidades para agir sobre determinadas coisas que as rodeiam. Nesse momento, o outro, em especial o adulto, é necessário para mediar as situações que aparecerem. O brincar, como expressão da liberdade, é a forma que possibilita que as crianças experimentem o que o mundo tem a oferecer e, com isso, tenham contato com os mais diversos conhecimentos. 

    B) uma particularidade biológica da espécie humana é a relação imediata entre indivíduo e meio. 
    ERRADO – O brincar é um processo psicológico em que a criança utiliza aquilo que já possui (ações e significados resultados da experiência) e descobre o novo, sendo um meio para variadas aprendizagens. 

    C) no faz-de-conta, a criança está em um mundo só seu, em um mundo de fantasia. 
    ERRADO – Conforme as autoras, o aprendizado acontece nas brincadeiras de uma forma peculiar, muitas vezes, se distanciando da vida real, mesmo que ela esteja explícita na ação. Por exemplo, em brincadeiras de faz-de-conta, a criança demonstra estar em um novo plano, num mundo particular, de fantasia. Ela transforma objetos, espaços físicos, representa personagens, animais e zela por objetos inanimados. Por meio desses recursos, as crianças tanto retomam, no espaço da brincadeira, significados já experienciados no seu dia-a-dia, quanto constroem significados que fazem sentido naquele momento de seu processo interacional. E, para realizar tais funções, as crianças transformam e organizam seus pensamentos e suas ações. 

    D) o faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que têm das coisas e dos outros que a cercam. 
    CORRETO - De acordo com Coelho e Pedrosa (1995), o faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que têm das coisas e dos outros que a cercam, o que contribui para discriminar essas representações entre si. As crianças, portanto, criam ligações entre objetos e circunstâncias, usam de seu próprio corpo para expressar situações e, assim, demonstram e vivenciam diversos significados que apresentam das coisas e do outro. 

    E) o faz-de-conta auxilia a criança a não se dissociar das situações de que participa e da identidade das pessoas ao seu redor. 
    ERRADO - O faz-de-conta serve como um meio pelo qual a criança experimenta as diferentes representações que têm das coisas e dos outros que a cercam. 

    Fonte: COELHO, Maria Teresa Falcão; PEDROSA, Maria Isabel. Faz-de-conta: construção e compartilhamento de significados in OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos (org.). A criança e seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educação infantil. São Paulo: Cortez, 1995.

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D.