SóProvas


ID
3770578
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os jogos de regras atualmente comercializados, assim como os demais brinquedos, costumam indicar uma classificação etária. Se seguirmos as teorizações piagetianas, também é possível depreender uma classificação dos jogos conforme o desenvolvimento do juízo moral. Segundo Yves de La Taille (em Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão), as pesquisas de Piaget sobre os jogos de regras indicam que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas, na seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão engloba conhecimentos sobre as teorias de desenvolvimento de Jean Piaget. Com base na obra “Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão", o candidato deve indicar a alternativa que apresenta as três etapas da evolução da prática e da consciência da regra, segundo Piaget. 

    De acordo com a obra “Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão", de autoria de Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas, a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia. 

    As autoras afirmam que, ao optar pelo estudo do jogo de regras, Piaget evidencia sua interpretação contratual da moralidade humana. Ele pesquisou a prática e a consciência da regra. A partir dos estudos realizados, concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas, sendo a primeira delas a etapa da anomia, que vai até os 5/6 anos de idade, quando as crianças não seguem regras coletivas. A segunda etapa, que acontece até os 9/10 anos de idade, é a da heteronomia, onde é possível notar um interesse da criança em participar de atividades coletivas e regradas. Contudo, duas características desta participação explicitam a heteronomia: a interpretação das origens das regras e da possibilidade de modificá-las, que faz com que a criança desta fase não consiga conceber as regras como um acordo legitimado coletivamente entre os jogadores, mas sim como algo sagrado e imutável pois imposto pela "tradição". A segunda característica consiste na forma como acontece a aplicação das regras. Nessa etapa, quando joga, a criança mostra um desrespeito prático sobre a intangibilidade das regras. Dessa forma, pode-se dizer que, na etapa da heteronomia, a criança ainda não compreendeu o sentido da existência de regras. Por fim, tendo início aos 10 anos, a terceira etapa é a da autonomia. Com características opostas às da fase de heteronomia, nessa fase as crianças jogam seguindo as regras, correspondendo à concepção adulta do jogo. 

    Fonte: LA TAILLE, Y et al. Teorias Psicogenéticas em Discussão: Piaget, Vygotski, Wallon. São Paulo: Summus, 1992. 

    Portanto, a letra C, “anomia, heteronomia e autonomia", é a alternativa correta. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • anomia, heteronomia e autonomia.